AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Thiago Weslei de Almeida Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Carlos Antônio Pereira Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6851

Palavras-chave:

Êxito, Graduação, Intervenção, Pintrich.

Resumo

Apesar do grande número de pesquisas na área de ensino sobre a motivação de alunos para a vida escolar, pouca atenção tem sido dada aos estudantes do nível superior, seja ela qual for a área do conhecimento. O estudo da temática “motivação no ensino superior” pode explicar a evasão, os altos índices de reprovação, o êxito nos cursos, além de outros fatos de relevante entendimento. Este trabalho tem como fim analisar teoricamente os fatores que influenciam a motivação dos alunos, focando a reflexão teórica em estudantes de graduação. Este estudo justifica-se para o embasamento de pesquisas que tratem da temática em questão, podendo ser um aporte teórico para futuras pesquisas. Utilizou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, caracterizando este estudo como exploratório. Destaca-se, para a motivação dos alunos é necessário que haja um planejamento para que as metas sejam atingidas. Uma vez que o professor é o proponente e também o mediador das intervenções propostas é necessário que ele se prepare para a nova fase que ele e turma viverão. A pesquisa aqui apresentada apresenta-se como aporte teórico para futuras pesquisas, utilizando-se os conceitos aqui desenvolvidos para traçar estratégias para análises diagnósticas e de intervenção pedagógica.

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Biografia do Autor

Thiago Weslei de Almeida Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mestre em Química pelo Programa de Mestrado em Ciências Moleculares da Universidade Estadual de Gioás; Licenciado em Química e bacharel em Química pela Universidade Estadual de Goiás. É Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Carlos Antônio Pereira Júnior, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG); Graduado em Química - Licenciatura (UFG); Professor, pesquisador e extensionista na área de Formação de Professores e Ensino de Ciências com especificidade no Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás.

Hamilton Matos Cardoso Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado – Universidade Estadual de Goiás; Graduado em Geografia/UEG. Atuou como Bolsista Capes e é atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

03/12/2019

Como Citar

Sousa, T. W. de A., Pereira Júnior, C. A., & Cardoso Júnior, H. M. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE PINTRICH PARA PESQUISAS SOBRE A MOTIVAÇÃO DE ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6851

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