INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA (MATÉRIA ESCURA - ME) NO NÍVEL MÉDIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)

Autores

Palavras-chave:

Matéria escura, cosmologia contemporânea, ensino de astronomia, pesquisa relacionada a astronomia, investigação na educação.

Resumo

A matéria escura é um dos tópicos mais empolgantes da cosmologia contemporânea, uma vez que, com ela, vários problemas da Física podem ser solucionados, como por exemplo: a velocidade nas curvas de rotação galácticas, as questões das oscilações de neutrinos e também porque tem implicações importantes nos modelos do Big Bang, como também no do Universo Inflacionário. Desse modo, este trabalho tem o propósito de investigar qual o conhecimento dos estudantes do 3° ano do ensino médio no que se refere ao conteúdo de matéria escura e à necessidade do conhecimento desta, mediante uma pesquisa de campo foi realizada com 20 discentes. Ao analisar os dados, verificou-se que a maior parte dos participantes da pesquisa demonstraram curiosidade e interesse em estudar ME, e que estão de acordo, no que diz respeito a importância do ensino de tópicos de Astronomia no nível médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Gomes da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

2019 Graduação em andamento em Licenciatura em Física (10601). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil. 2013 - 2016 Ensino Médio (2º grau). ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM, EECCAM, Brasil. 

Atualmente é aluno do curso de licenciatura em física pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. pesquisador pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) do IFRN - Campus Caicó. linha de pesquisa: Pesquisa e ensino em Física de Partículas.

Ítalo Batista da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor de Física do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Doutor , mestre e especialista em Ciência e engenharia de petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Coordenador do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (GEPEF) do IFRN - Campus Caicó. Pesquisador no Laboratório de cimentação de poço na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professor auxiliar da Oficina de Ciência e Tecnologia do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN) da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio Pesquisa - ASSDAP e como professor Cooperante de Física na UNTL (Universidade Nacional do Timor Lorosa?e), do INFPC (Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua) em Timor-Leste. Atuou também na produção do livro didático de Física do segundo ano do secundário juntamente com outros professores da mesma área. É Autor do livro intitulado de GLOSSÁRIO ETIMOLÓGICO DE FÍSICA, publicado no Timor-Leste em Abril de 2009 (1ª edição) e em abri de 2020 pela editora do IFRN.Trabalha principalmente nos seguintes temas: Cimentação de poços de petróleo, materiais cimentícios, propriedades termomecânicas, ensino da Física, Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, ensino/aprendizagem, ciência e engenharia do petróleo, sistemas complexos e ecologia.

Referências

CESAR, J. G. D. (2016). O ENSINO DE ASTRONOMIA COMO FACILITADOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADO AO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF), UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, RIO GRANDE, RS. RECUPERADO DE HTTPS://MNPEFPRG.FURG.BR/IMAGES/DISSERTACAO_2013/DISSERTAO_FINAL_JULIO.PDF

DIAS, C. A. C. M., & RITA, J. R. S. (2008). INSERÇÃO DA ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. REVISTA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA – RELEA. 55-65. HTTP://WWW.CIENCIAMAO.USP.BR/DADOS/RLEA/_INSERCAODAASTRONOMIACOMO.ARTIGOCOMPLETO.PDF

EDUARDO, C. M. B. (2018). MODELOS DE MATÉRIA E ENERGIA ESCURAS ALTERNATIVOS AO CENÁRIO PADRÃO. TESE DE DOUTORADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA, ES. RECUPERADO DE HTTP://REPOSITORIO.UFES.BR/HANDLE/10/7399

FONSECA, J. J. S. (2002). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. ARTIGO CIENTÍFICO. 2002. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL.

GUSMÃO, T. C., VALENTE, J. A., & DUARTE, S. B. (2017). A MATÉRIA ESCURA NO UNIVERSO - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA, 39(4), E4504. EPUB MAY 22, 2017. HTTPS://DOI.ORG/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0088

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE PRESENCIAL. IFRN, 2012 RECUPERADO DE HTTPS://PORTAL.IFRN.EDU.BR/CAMPUS/SANTACRUZ/NOTICIAS/LICENCIATURA-EM-FISICA-PPC-2012-1/AT_DOWNLOAD/FILE

JANUSCHEK, STEFANIE. (2010). ANALYSE ZUR DETEKTIERBARKEIT VON SUBSTRUKTUREN DUNKLER MATERIE-HALOS MIT DEM FERMI-LAT-EXPERIMENT. TESE DE DIPLOMA. UNIVERSITÄT HAMBURG, INSTITUT FÜR EXPERIMENTALPHYSIK, HAMBURG, DE. RECUPERADO DE HTTP://WWW.IEXP.UNI-HAMBURG.DE/GROUPS/ASTROPARTICLE/DE/FORSCHUNG/JANUSCHEK_DIPLOM.PDF

JORGE, S. C. C., & EDUARDO, C. A. (2016). A MATÉRIA ESCURA NO ENSINO MÉDIO. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, RJ. RECUPERADO DE HTTPS://WWW.IF.UFRJ.BR/~PEF/PRODUCAO_ACADEMICA/DISSERTACOES/2016_SAMUEL_XIMENES/DISSERTACAO_SAMUEL_XIMENES.PDF

LOUZADA, P. C. (2018). MATÉRIA ESCURA E EFEITOS GRAVITACIONAIS NÃONEWTONIANOS EM GALÁXIAS. TESE DE PÓS-GRADUAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, VITÓRIA, ES. RECUPERADO DE HTTP://PORTAIS4.UFES.BR/POSGRAD/TESES/TESE_12242_TESE%20PAULO%20LOUZADA%201.PDF

MAZZOTTI, A., & JUDITH, A. (2006). USOS E ABUSOS DOS ESTUDOS DE CASO. CADERNOS DE PESQUISA, 36(129), 637-651. HTTPS://DX.DOI.ORG/10.1590/S0100-15742006000300007

PCN+- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. (2002). ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. BRASILIA, DF: MEC/SEMTEC. RECUPERADO DE HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/CIENCIAN.PDF

RUBIN, VERA C. & KENT, W. F. (1970). ROTATION OF THE ANDROMEDA NEBULA FROM A SPECTROSCOPIC SURVEY OF EMISSION REGIONS. ASTROPHYSICAL JOURNAL, 1- 379. HTTPS://DOI.ORG/10.1086/150317

SPIERING, C. (2015). DUNKLE MATERIE: EINE UNENDLICHE GESCHICHTE?. IN DIE EVOLUTION DES KOSMOS. POTSDAM, GE. RECUPERADO DE HTTPS://WWW-ZEUTHEN.DESY.DE/~CSSPIER/WWW/BUECHER/DUNKLE_MATERIE_FA.PDF

STIMER, CATHARINE. (2014). ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. IN ANAIS DA XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. GUARAPUAVA, PR. RECUPERADO DE HTTPS://ANAIS.UNICENTRO.BR/PROIC/PDF/XIXV2N1/67.PDF

ZWICKY, F. (1937). ON THE MASSES OF NEBULAE AND OF CLUSTERS OF NEBULAE. ASTROPHYSICAL JOURNAL, 1-30. HTTPS://DOI.ORG/10.1086/143864

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

da Silva, R. G., & da Silva, Ítalo B. (2022). INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA (MATÉRIA ESCURA - ME) NO NÍVEL MÉDIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (RN). HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10776

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.