INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA (MATÉRIA ESCURA - ME) NO NÍVEL MÉDIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)
Palavras-chave:
Matéria escura, cosmologia contemporânea, ensino de astronomia, pesquisa relacionada a astronomia, investigação na educação.Resumo
A matéria escura é um dos tópicos mais empolgantes da cosmologia contemporânea, uma vez que, com ela, vários problemas da Física podem ser solucionados, como por exemplo: a velocidade nas curvas de rotação galácticas, as questões das oscilações de neutrinos e também porque tem implicações importantes nos modelos do Big Bang, como também no do Universo Inflacionário. Desse modo, este trabalho tem o propósito de investigar qual o conhecimento dos estudantes do 3° ano do ensino médio no que se refere ao conteúdo de matéria escura e à necessidade do conhecimento desta, mediante uma pesquisa de campo foi realizada com 20 discentes. Ao analisar os dados, verificou-se que a maior parte dos participantes da pesquisa demonstraram curiosidade e interesse em estudar ME, e que estão de acordo, no que diz respeito a importância do ensino de tópicos de Astronomia no nível médio.
Downloads
Referências
CESAR, J. G. D. (2016). O ENSINO DE ASTRONOMIA COMO FACILITADOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADO AO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF), UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, RIO GRANDE, RS. RECUPERADO DE HTTPS://MNPEFPRG.FURG.BR/IMAGES/DISSERTACAO_2013/DISSERTAO_FINAL_JULIO.PDF
DIAS, C. A. C. M., & RITA, J. R. S. (2008). INSERÇÃO DA ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. REVISTA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA – RELEA. 55-65. HTTP://WWW.CIENCIAMAO.USP.BR/DADOS/RLEA/_INSERCAODAASTRONOMIACOMO.ARTIGOCOMPLETO.PDF
EDUARDO, C. M. B. (2018). MODELOS DE MATÉRIA E ENERGIA ESCURAS ALTERNATIVOS AO CENÁRIO PADRÃO. TESE DE DOUTORADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA, ES. RECUPERADO DE HTTP://REPOSITORIO.UFES.BR/HANDLE/10/7399
FONSECA, J. J. S. (2002). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. ARTIGO CIENTÍFICO. 2002. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL.
GUSMÃO, T. C., VALENTE, J. A., & DUARTE, S. B. (2017). A MATÉRIA ESCURA NO UNIVERSO - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA, 39(4), E4504. EPUB MAY 22, 2017. HTTPS://DOI.ORG/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0088
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE PRESENCIAL. IFRN, 2012 RECUPERADO DE HTTPS://PORTAL.IFRN.EDU.BR/CAMPUS/SANTACRUZ/NOTICIAS/LICENCIATURA-EM-FISICA-PPC-2012-1/AT_DOWNLOAD/FILE
JANUSCHEK, STEFANIE. (2010). ANALYSE ZUR DETEKTIERBARKEIT VON SUBSTRUKTUREN DUNKLER MATERIE-HALOS MIT DEM FERMI-LAT-EXPERIMENT. TESE DE DIPLOMA. UNIVERSITÄT HAMBURG, INSTITUT FÜR EXPERIMENTALPHYSIK, HAMBURG, DE. RECUPERADO DE HTTP://WWW.IEXP.UNI-HAMBURG.DE/GROUPS/ASTROPARTICLE/DE/FORSCHUNG/JANUSCHEK_DIPLOM.PDF
JORGE, S. C. C., & EDUARDO, C. A. (2016). A MATÉRIA ESCURA NO ENSINO MÉDIO. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, RJ. RECUPERADO DE HTTPS://WWW.IF.UFRJ.BR/~PEF/PRODUCAO_ACADEMICA/DISSERTACOES/2016_SAMUEL_XIMENES/DISSERTACAO_SAMUEL_XIMENES.PDF
LOUZADA, P. C. (2018). MATÉRIA ESCURA E EFEITOS GRAVITACIONAIS NÃONEWTONIANOS EM GALÁXIAS. TESE DE PÓS-GRADUAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, VITÓRIA, ES. RECUPERADO DE HTTP://PORTAIS4.UFES.BR/POSGRAD/TESES/TESE_12242_TESE%20PAULO%20LOUZADA%201.PDF
MAZZOTTI, A., & JUDITH, A. (2006). USOS E ABUSOS DOS ESTUDOS DE CASO. CADERNOS DE PESQUISA, 36(129), 637-651. HTTPS://DX.DOI.ORG/10.1590/S0100-15742006000300007
PCN+- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. (2002). ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS COMPLEMENTARES AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. BRASILIA, DF: MEC/SEMTEC. RECUPERADO DE HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/SEB/ARQUIVOS/PDF/CIENCIAN.PDF
RUBIN, VERA C. & KENT, W. F. (1970). ROTATION OF THE ANDROMEDA NEBULA FROM A SPECTROSCOPIC SURVEY OF EMISSION REGIONS. ASTROPHYSICAL JOURNAL, 1- 379. HTTPS://DOI.ORG/10.1086/150317
SPIERING, C. (2015). DUNKLE MATERIE: EINE UNENDLICHE GESCHICHTE?. IN DIE EVOLUTION DES KOSMOS. POTSDAM, GE. RECUPERADO DE HTTPS://WWW-ZEUTHEN.DESY.DE/~CSSPIER/WWW/BUECHER/DUNKLE_MATERIE_FA.PDF
STIMER, CATHARINE. (2014). ESTUDO SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. IN ANAIS DA XIX SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. GUARAPUAVA, PR. RECUPERADO DE HTTPS://ANAIS.UNICENTRO.BR/PROIC/PDF/XIXV2N1/67.PDF
ZWICKY, F. (1937). ON THE MASSES OF NEBULAE AND OF CLUSTERS OF NEBULAE. ASTROPHYSICAL JOURNAL, 1-30. HTTPS://DOI.ORG/10.1086/143864
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.