INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA (MATÉRIA ESCURA - ME) NO NÍVEL MÉDIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)

Autores

Palavras-chave:

Matéria escura, cosmologia contemporânea, ensino de astronomia, pesquisa relacionada a astronomia, investigação na educação.

Resumo

A matéria escura é um dos tópicos mais empolgantes da cosmologia contemporânea, uma vez que, com ela, vários problemas da Física podem ser solucionados, como por exemplo: a velocidade nas curvas de rotação galácticas, as questões das oscilações de neutrinos e também porque tem implicações importantes nos modelos do Big Bang, como também no do Universo Inflacionário. Desse modo, este trabalho tem o propósito de investigar qual o conhecimento dos estudantes do 3° ano do ensino médio no que se refere ao conteúdo de matéria escura e à necessidade do conhecimento desta, mediante uma pesquisa de campo foi realizada com 20 discentes. Ao analisar os dados, verificou-se que a maior parte dos participantes da pesquisa demonstraram curiosidade e interesse em estudar ME, e que estão de acordo, no que diz respeito a importância do ensino de tópicos de Astronomia no nível médio.

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Biografia do Autor

Renato Gomes da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

2019 Graduação em andamento em Licenciatura em Física (10601). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil. 2013 - 2016 Ensino Médio (2º grau). ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM, EECCAM, Brasil. 

Atualmente é aluno do curso de licenciatura em física pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó. pesquisador pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) do IFRN - Campus Caicó. linha de pesquisa: Pesquisa e ensino em Física de Partículas.

Ítalo Batista da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor de Física do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Doutor , mestre e especialista em Ciência e engenharia de petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Coordenador do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (GEPEF) do IFRN - Campus Caicó. Pesquisador no Laboratório de cimentação de poço na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professor auxiliar da Oficina de Ciência e Tecnologia do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN) da Associação Alberto Santos Dumont para Apoio Pesquisa - ASSDAP e como professor Cooperante de Física na UNTL (Universidade Nacional do Timor Lorosa?e), do INFPC (Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua) em Timor-Leste. Atuou também na produção do livro didático de Física do segundo ano do secundário juntamente com outros professores da mesma área. É Autor do livro intitulado de GLOSSÁRIO ETIMOLÓGICO DE FÍSICA, publicado no Timor-Leste em Abril de 2009 (1ª edição) e em abri de 2020 pela editora do IFRN.Trabalha principalmente nos seguintes temas: Cimentação de poços de petróleo, materiais cimentícios, propriedades termomecânicas, ensino da Física, Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, ensino/aprendizagem, ciência e engenharia do petróleo, sistemas complexos e ecologia.

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

da Silva, R. G., & da Silva, Ítalo B. (2022). INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA (MATÉRIA ESCURA - ME) NO NÍVEL MÉDIO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (RN). HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10776

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