FUNCIONAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EM UM CURSO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7725

Palavras-chave:

ead, tutor, fórum, moodle, atuação

Resumo

A educação a distância trouxe diversos impactos positivos devido a ampliação e acessibilidade ao ensino, pois aluno e professor não precisariam estar presentes no mesmo local físico para que a troca de saberes acontecesse. Dessa forma, este estudo busca comparar duas matrizes curriculares de ensino do curso técnico em Química na modalidade presencial e semipresencial, além de verificar quantitativamente a participação dos tutores em fóruns virtuais de aprendizagem. Como recurso metodológico selecionou-se uma instituição de ensino pública que ofertasse o curso Técnico em Química tanto na modalidade presencial como na modalidade semipresencial. Após analisar os dados é possível perceber que o curso Técnico em Química na modalidade semipresencial se diferencia do modelo convencional de ensino, onde são observadas divergências em carga horária e disciplinas ofertadas. Quanto à dinâmica da disciplina de Química Geral, esta funciona com ferramentas básicas disponibilizadas pelo Moodle, como: fóruns, chats, glossário, entre outros. A frequência de participações dos tutores nos três polos foi baixa quando comparadas as participações dos alunos que apresentaram considerável atuação. As matrizes curriculares revelam que as duas modalidades possuem suas especificidades no qual o tutor não apresenta eficiência na atuação dos fóruns virtuais.

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Biografia do Autor

Leonardo Sobreira Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão - Imperatriz

Mestre em Ciência dos Materiais pela UFMA (2016- 2018). Graduado em Licenciatura em Química pelo IFCE (2016). Foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) durante a graduação, exercendo principalmente atividades relacionadas a desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de Química, além de atuar no ensino e pesquisa de novas tecnologias para educação a distância. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a síntese e caracterização de materiais, com foco em crescimento de cristais orgânicos e inorgânicos, polímeros e cerâmicas.

Ana Angélica Mathias Macêdo, Instituto Federal do Maranhão - Imperatriz

Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia/UFC (2010), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006), Graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Técnico em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará /Cefet?CE (2000). Professora efetiva do Instituto Federal do Maranhão (IFMA campus Imperatriz) e Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA Campus Imperatriz) / Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais. Áreas de atuação: Química, Bioquímica, Materiais e Ensino de Química. Experiência com: pós, géis, filmes, esponjas, compósitos e cerâmicas, bem como, formação de professores e metodologias de ensino.

Marcus Vinícius Pinheiro Lopes, Instituto Federal do Ceará - Quixadá

Mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2012). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (2009) com Magna Cum Laude. Possui curso técnico em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2008). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no Campus de Quixadá, com regime de Dedicação Exclusiva. Áreas de atuação: Simulação Numérica Computacional de Fibras Ópticas e Cristais Fotônicos; Preparação e Caracterização de Filmes Finos Magnéticos; Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

16/01/2020

Como Citar

Rodrigues, L. S., Macêdo, A. A. M., & Lopes, M. V. P. (2020). FUNCIONAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EM UM CURSO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL. HOLOS, 4, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7725

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