FUNCIONAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EM UM CURSO TÉCNICO SEMIPRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.7725Palavras-chave:
ead, tutor, fórum, moodle, atuaçãoResumo
A educação a distância trouxe diversos impactos positivos devido a ampliação e acessibilidade ao ensino, pois aluno e professor não precisariam estar presentes no mesmo local físico para que a troca de saberes acontecesse. Dessa forma, este estudo busca comparar duas matrizes curriculares de ensino do curso técnico em Química na modalidade presencial e semipresencial, além de verificar quantitativamente a participação dos tutores em fóruns virtuais de aprendizagem. Como recurso metodológico selecionou-se uma instituição de ensino pública que ofertasse o curso Técnico em Química tanto na modalidade presencial como na modalidade semipresencial. Após analisar os dados é possível perceber que o curso Técnico em Química na modalidade semipresencial se diferencia do modelo convencional de ensino, onde são observadas divergências em carga horária e disciplinas ofertadas. Quanto à dinâmica da disciplina de Química Geral, esta funciona com ferramentas básicas disponibilizadas pelo Moodle, como: fóruns, chats, glossário, entre outros. A frequência de participações dos tutores nos três polos foi baixa quando comparadas as participações dos alunos que apresentaram considerável atuação. As matrizes curriculares revelam que as duas modalidades possuem suas especificidades no qual o tutor não apresenta eficiência na atuação dos fóruns virtuais.Downloads
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