ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.9219Palavras-chave:
acessibilidade no Moodle, WAVE, NVDA, educação a distância, educação inclusivaResumo
O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Salete Fábio. Formando Educadores para uma escola inclusiva: PGM 5 - Adaptações de pequeno porte. Brasil, 2002. Disponível em: <http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins 2002/feei/teimp.htm>. Acesso em: 18 de jan. 2019.
BRASIL. Decreto Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 – DOU de 03/122004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 18 de set. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 18 de set. 2019.
BRASIL. Lei n. 13.146/2015. Institui lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 22 de março de 2018.
BRASIL. Lei nº 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 18 de set. 2019.
IFRN. Sobre o NAPNE: Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/nucleo-de-inclusao>. Acesso em: 26 Set. 2019.
MOZILLA. Usando o atributo aria-labelledby. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/Accessibility/ARIA/ARIA_Techniques/Usando_o_atributo_aria-labelledby>. Acesso em: 27 mai. 2018.
MOZILLA. Using the aria-describedby atribute. Disponível em: <https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/Accessibility/ARIA/ARIA_Techniques/Using_the_aria-describedby_attribute>. Acesso em: 27 mai. 2018.
SANTOS, Simone Costa Andrade dos; LEMOS, Elizama das Chagas; BEZERRA, Clauber Gomes. Curso de formação em EAD. Natal: IFRN, 2012.
SCHLÜNZEN JÚNIOR, Klaus; HERNANDES, Renata Benisterro. As dimensões do não ver: formação continuada de educadores e a profissionalização das pessoas com deficiência visual. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SKEETE, Nadir Arruda. A experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivos. Coleção J, LPP, 2013. Disponível em: <http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/898>. Acesso em: 27 Set. 2019.
WAVE. Web Accessibility Evaluation Tool. Disponível em: <http://wave.webaim.org>. Acesso em: 27 mai. 2018.
W3C. Cartilha de Acessibilidade na Web. Disponível em: <http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html>. Acesso em: 27 mai. 2018.
W3C. Acessibilidade para o WAI. Disponível em: <http://www.w3.org/WAI/intro/accessibility.php>. Acesso em: 27 mai. 2018.