ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9219

Palavras-chave:

acessibilidade no Moodle, WAVE, NVDA, educação a distância, educação inclusiva

Resumo

O presente trabalho trata de uma análise sobre a acessibilidade para estudantes com deficiência visual em cursos na modalidade EaD do IFRN. A Educação a Distância do Campus Natal Zona Leste utiliza prioritariamente o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) online e materiais didáticos específicos para cada curso. Atualmente, vários cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD do campus têm estudantes com deficiência visual (DV). Neste artigo foi realizada algumas fundamentações teóricas iniciais acerca de acessibilidade em ambientes virtuais e foram realizados dois testes. O primeiro teste utilizando a ferramenta WAVE e o segundo teste com uma aluna de graduação com DV. Os resultados foram cruzados e analisados culminando em algumas recomendações para o design educacional dos cursos no trabalho com alguns dos recursos e atividades mais utilizados no âmbito do IFRN.

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Biografia do Autor

Elizama das Chagas Lemos, IFRN

Doutora em Tecnologias e Sistemas da Informação (UMINHO). Professora de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação- Campus Zona Leste/IFRN.

Ilane Ferreira Cavalcante, IFRN

Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas. Mestra em Estudos da Linguagem com área de concentração em Literatura Comparada. Doutora em Educação. Desde 2006 professora do IFRN onde leciona Língua Portuguesa. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP).

Rosemary Pessoa Borges de Almeida, IFRN

Mestre em Ciencias da Computação (UERN/UFERSA). Professora de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação- Campus Zona Leste/IFRN.

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Publicado

01/07/2020

Como Citar

Lemos, E. das C., Cavalcante, I. F., & de Almeida, R. P. B. (2020). ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NO MOODLE PARA DEFICIENTES VISUAIS. HOLOS, 4, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9219

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