IDENTIFICANDO FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES: UM BREVE PANORAMA DA DISCIPLINA “GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO” NA EAD/IFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.2494Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades do cursista na disciplina “Geografia Aplicada ao Turismo”, na Educação a Distância - EAD/IFRN, no semestre 2013.2. As inquietações surgiram ao longo da disciplina quando percebemos o número considerável de estudantes que não realizavam as atividades. Para a produção do estudo, fizemos uma breve consideração sobre a educação profissional e o conceito de educação a distância a partir de teóricos. Utilizamos um formulário enviado na plataforma moodle para ser respondido pelos estudantes. Dos 43 matriculados na disciplina em foco,27atenderam ao preenchimento do formulário. Destes, 74,07% eram do sexo feminino e 25,93% do sexo masculino. Quanto à profissão/ocupação, foi comprovado que a maioria - 48% - era de estudantes, 8%, de donas de casa e funcionários públicos, e 36% tinham outras ocupações. Apesar de se declarar estudante, a maioria - 67% - afirmou trabalhar enquanto estudava e 37% somente estudavam. No relato sobre as suas dificuldades durante o curso, foi detectado o fator “tempo”, por terem outros afazeres e por desempenharem outras funções. Pensamos que é preciso ser realizado com os estudantes um trabalho de conscientização e educação tanto de otimização do tempo, quanto do compromisso e da importância da qualificação profissional no mercado de trabalho, já que estes não relataram dificuldades nem quanto ao feedback ou ao manuseio no moodle e nem tampouco falta de motivação nas atividades propostas.
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