A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS

Autores

  • Giovana Silva Santos IFRN - Campus Currais Novos
  • Lucas Alves Balbino IFRN - Campus Currais Novos
  • Danilo Cortez Gomes IFRN - Campus Currais Novos

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2957

Palavras-chave:

Usabilidade, E-Learning, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle

Resumo

O Moodle, ambiente virtual de aprendizagem derivado do conceito de e-Learning, foi implantado em diversas instituições de ensino, aumentando assim a oferta de cursos de ensino a distância consideravelmente na última década, bem como as instituições que atuam com essa metodologia. Destaca-se na modalidade de educação a distância, a importância da estrutura fornecida pela instituição aos alunos que deve permear por características baseadas numa usabilidade adequada, pois é através da interface que o usuário/aluno percebe, vê e busca as informações. Nessa perspectiva, o presente estudo buscou identificar as características referentes à usabilidade do moodle no IFRN – Campus Currais Novos. A pesquisa, feita no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, de caráter descritivo e de campo foi realizada com 153 alunos (com 86 respostas válidas) do curso técnico em Segurança do Trabalho através da aplicação de questionário em que os dados foram coletados e em seguida analisados. Os resultados revelaram que a maior parte dos alunos pesquisados está satisfeita com o moodle, porém, uma parcela considerável dos alunos se mostraram descontentes com o mesmo, explicitando, em sua maioria, que o design precisa ser melhorado. Por fim, os resultados apresentados se limitam a uma realidade específica de um ambiente virtual, de um curso e uma instituição, não podendo ser generalizado para outras instituições, cursos ou ambientes virtuais.

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Biografia do Autor

Giovana Silva Santos, IFRN - Campus Currais Novos

Técnica em Informática.

Lucas Alves Balbino, IFRN - Campus Currais Novos

Técnico em Informática.

Danilo Cortez Gomes, IFRN - Campus Currais Novos

Sou professor do IFRN - Câmpus Currais Novos na área de Gestão Organizacional, Cooperativismo, Empreendedorismo e Terceiro Setor.

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Publicado

11/12/2015

Como Citar

Santos, G. S., Balbino, L. A., & Gomes, D. C. (2015). A USABILIDADE DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O MOODLE NO IFRN – CAMPUS CURRAIS NOVOS. HOLOS, 6, 338–354. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2957

Edição

Seção

ARTIGOS

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