A LUDIFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • RODLENE KRISTEL ALMEIDA ROCHA DE OLIVEIRA Universidade Estadual do Vale do Acaraú
  • Antonio Nilson Gomes Moreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6049

Palavras-chave:

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) consiste em locus onde se processa grande parte das interações professor-aluno e aluno-aluno em cursos de Educação a Distância (EaD). Todavia, tem se percebido que esses espaços ainda são disponibilizados aos cursi

Resumo

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) consiste em locus onde se processa grande parte das interações professor-aluno e aluno-aluno em cursos de Educação a Distância (EaD). Todavia, tem se percebido que esses espaços ainda são disponibilizados aos cursistas com forma e aparência que podem ser caracterizadas como fria, estática e pouco envolvente, carecendo de elementos que os tornem mais atrativos aos cursistas.  Diante dessa constatação, esta pesquisa analisa a ludificação como uma das diversas estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas ao AVA, objetivando apontar técnicas que venham a ser significativas para melhorar a qualidade da interação com o objeto “exercício”. A análise foi desenvolvida a partir do AVA da Universidade Estadual do Ceará, em seus cursos de EaD, e ainda com pesquisa de cunho bibliográfico, por autores que desenvolveram a ideia de ludificação. Foram identificadas sete técnicas: pontos de experiência; pontos de habilidade; pontos de carma; níveis do jogo; narrativa; desafios (missões); e medalhas (conquistas) as quais, inseridas no AVA, poderão contribuir para a interação e a aprendizagem dos educandos.

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Biografia do Autor

RODLENE KRISTEL ALMEIDA ROCHA DE OLIVEIRA, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Advogada. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pesquisadora e Secretária do GTA-UFC (Grupo de Pesquisa em Tributação Ambiental da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação à Distância pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Direito e Gestão Imobiliária pela Universidade de Fortaleza.

Antonio Nilson Gomes Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em educação  pela Universidade Estadual do Ceará. Secretário Executivo da Secretaria de Educação de Maracanaú-CE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, mais especificamente em planejamento e execução orçamentária e de controle interno, além da formulação e implementação de políticas educacionais

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Publicado

26/07/2019

Como Citar

OLIVEIRA, R. K. A. R. D., & Moreira, A. N. G. (2019). A LUDIFICAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. HOLOS, 7, 1–24. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6049

Edição

Seção

ARTIGOS

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