O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFRN) PARA A QUALIFICAÇÃO E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN EM CURRAIS NOVOS/RN

Autores

  • Maria da Solidade Oliveira Cesario Vieira
  • Joselly Medeiros Tavares Silva
  • Danilo Cortez Gomes

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2011.514

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em Currais Novos, através do Curso Técnico de Nível Subseqüente de Informática, no que se refere à relação qualificação profissional e empregabilidade. O estudo buscou identificar o grau de participação da Instituição no processo de inserção dos egressos no mercado de trabalho e verificar quais os instrumentos de encaminhamento desenvolvidos para este fim. A pesquisa caracterizou-se do tipo exploratória-descritiva e procurou investigar e descrever como a instituição estudada, o IFRN, desenvolve a formação profissional. A pesquisa foi direcionada a todos os alunos egressos do Curso Técnico Subseqüente de Informática. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado com os egressos. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão de que o IFRN contribui, de maneira significativa, para a inserção no mercado de trabalho e/ou para a ampliação das possibilidades de ocupação e renda. No entanto, detectou-se a necessidade de maior participação da Instituição formadora no que se refere ao encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho. Por fim, recomendou-se que sejam viabilizados outros cursos de qualificação, de preferência uma graduação na área de informática, conforme anseio dos egressos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

10/03/2011

Como Citar

Vieira, M. da S. O. C., Tavares Silva, J. M., & Gomes, D. C. (2011). O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFRN) PARA A QUALIFICAÇÃO E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN EM CURRAIS NOVOS/RN. HOLOS, 1, 168–181. https://doi.org/10.15628/holos.2011.514

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)