O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFRN) PARA A QUALIFICAÇÃO E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN EM CURRAIS NOVOS/RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2011.514Resumo
Esta pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em Currais Novos, através do Curso Técnico de Nível Subseqüente de Informática, no que se refere à relação qualificação profissional e empregabilidade. O estudo buscou identificar o grau de participação da Instituição no processo de inserção dos egressos no mercado de trabalho e verificar quais os instrumentos de encaminhamento desenvolvidos para este fim. A pesquisa caracterizou-se do tipo exploratória-descritiva e procurou investigar e descrever como a instituição estudada, o IFRN, desenvolve a formação profissional. A pesquisa foi direcionada a todos os alunos egressos do Curso Técnico Subseqüente de Informática. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado com os egressos. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão de que o IFRN contribui, de maneira significativa, para a inserção no mercado de trabalho e/ou para a ampliação das possibilidades de ocupação e renda. No entanto, detectou-se a necessidade de maior participação da Instituição formadora no que se refere ao encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho. Por fim, recomendou-se que sejam viabilizados outros cursos de qualificação, de preferência uma graduação na área de informática, conforme anseio dos egressos pesquisados.Downloads
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Publicado
10/03/2011
Como Citar
Vieira, M. da S. O. C., Tavares Silva, J. M., & Gomes, D. C. (2011). O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFRN) PARA A QUALIFICAÇÃO E EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN EM CURRAIS NOVOS/RN. HOLOS, 1, 168–181. https://doi.org/10.15628/holos.2011.514
Edição
Seção
ARTIGOS