WHATSAPP COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS

Autores

  • Ivanete Fátima Blauth Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nelson Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6298

Palavras-chave:

Tecnologia do ensino a distância, ambiente de aprendizagem, chat, Educação a Distância.

Resumo

O artigo aborda discussões sobre o uso de tecnologias móveis em processos de Educação a Distância (EaD). O objetivo foi analisar potencialidades de uso do aplicativo WhatsApp, como ambiente para interações, quando utilizado como espaço de fórum e chat. O estudo foi motivado pela importância de considerar o uso de tecnologias digitais na/para a educação e pensar diferentes possibilidades para a prática pedagógica docente. Nos dois ensaios realizados: chat e fórum, se discutiram artigos sobre a docência na EaD, e tiveram como participantes estudantes de um Programa de Pós-graduação. As análises foram realizadas a partir de estudos teóricos sobre interação com o uso de tecnologias móveis e as possibilidades de comunicação nos espaços de chat e fórum. Pode-se considerar o aplicativo estudado como importante ambiente para comunicação, interação e discussão de ideias, sendo passível de ser explorado na prática docente em processos de EaD, ampliando as possibilidades de uso na Educação.

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Publicado

24/12/2019

Como Citar

Blauth, I. F., Dias, N., & Scherer, S. (2019). WHATSAPP COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. HOLOS, 6, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6298

Edição

Seção

ARTIGOS

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