UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2005.52Resumo
A Física é uma Ciência que estuda os fenômenos da natureza, procurando discuti-los, descobrir suas causas, como eles influenciam na nossa vida, sendo também uma disciplina do currículo escolar. Constatando a importância da Física, a dificuldade dos professores para lecioná-la mais formalmente de forma contextualizada/interativa, propõe-se três níveis de prática pedagógica: Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Essas abordagens têm como objetivos: tornar o Ensino/Aprendizagem da Física mais dinâmico; identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos/professores nesse processo; propor métodos para estruturar os conceitos dessa disciplina e proporcionar uma aprendizagem da física de forma interativa. A essencialidade da Física no currículo escolar, sua importância para a Educação, assim como, sua contextualização/globalização dos conteúdos, competências a serem desenvolvidas, uma prática pedagógica que reúne tais características é justamente a Interdisciplinaridade. Com isto, o Ensino/Aprendizagem da Física deve ser estruturado através de uma prática Interdisciplinar, propondo uma integração das diferentes áreas do conhecimento, levando a sua unificação, cooperação e troca de informações, cabendo, portanto, ao professor iniciar esse processo. Palavras-chaves: Ensino/Aprendizagem; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25/12/2007
Como Citar
Silva, Ítalo B. da, & Tavares, O. A. de O. (2007). UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA. HOLOS, 1, 4–12. https://doi.org/10.15628/holos.2005.52
Edição
Seção
ARTIGOS