ASPECTOS HISTÓRICOS DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL: DA DÉCADA DE 30 À DE 80

Autores

  • Ítalo Batista da Silva
  • Ed Francklin da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2006.84

Resumo

Este trabalho apresenta os aspectos históricos dos Planos Nacionais de Educação do Brasil, desde a década de 30 (criação do Ministério da Educação) à de 80, através de levantamento bibliográfico, limitando-se a destacar as principais características do período em estudo. A idéia de Plano de Educação surge com os primeiros manifestos, introduzindo a racionalidade científica no campo de ensino, voltado para a manipulação das classes subalternas (contenção social – política do Estado Novo). No ano de 1961, é promulgada a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), com novas concepções para a educação brasileira. Entre 1962 e 1985 ( período do Golpe Militar), ocorrem mudanças significativas na idéia de Planejamento Educacional, que se transforma em um mero instrumento de racionalidade tecnocrática – concepção tecnicista da educação, sem qualquer participação da sociedade no processo educacional. Os planos para a educação estavam diretamente ligados aos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs) e ao capitalismo, que planeja todos os setores da sociedade, inclusive o planejamento educacional, que tem como uma de suas principais metas reduzir o índice de pobreza. Palavras-chave: Aspectos históricos dos Planos Nacionais de Educação; racionalidade científica; Lei de Diretrizes e Bases da Educação e concepção tecnicista da educação.

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Publicado

25/12/2007

Como Citar

Silva, Ítalo B. da, & Silva, E. F. da. (2007). ASPECTOS HISTÓRICOS DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL: DA DÉCADA DE 30 À DE 80. HOLOS, 1, 18–25. https://doi.org/10.15628/holos.2006.84

Edição

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ARTIGOS

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