O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.5079

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Ensino, Sistema Nacional de Pós-Graduação, Avaliação da Pós-Graduação

Resumo

Este trabalho traça um panorama da situação dos Mestrados Profissionais (MP) da área de Ensino no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Por meio das ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental, realizamos este estudo de natureza quantitativa no qual foram analisados os dados dos programas de pós-graduação em funcionamento no país. A área de Ensino criada em 2000, é a que mais possui programas de Mestrado Profissional, 56% do total de seus programas são dessa modalidade, e os dados mostram que a procura por cursos desse tipo continua a crescer.  Diante dessa expansão, verificamos o impacto da regulamentação dos Mestrados Profissionais pela Portaria CAPES/MEC nº 17 de 2009, analisando as propostas de cursos novos antes e depois dessa data. Comparamos os programas acadêmicos e os profissionais da área quanto a produtividade técnica, o percentual de propostas de cursos novos e programas existentes, verificando os fatores limitantes para sua implantação e o seu desempenho nas reavaliações periódicas. Verificamos que os mestrados profissionais vêm crescendo em quantidade e qualidade, mas ainda tem menor produtividade científica em comparação com os programas acadêmicos.

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Biografia do Autor

Priscila Albertasse Dutra Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Bacharelado e em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (ano 2005). É Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília - UnB (ano 2008). Possui experiência na área de Biologia com ênfase em Ecologia Vegetal e Botânica aplicada. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Doutoranda em Educação em Ciências pelas UFRGS.

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Publicado

09/05/2017

Como Citar

Silva, P. A. D., & Del Pino, J. C. (2017). O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO. HOLOS, 8, 318–337. https://doi.org/10.15628/holos.2016.5079

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