O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.5079

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Ensino, Sistema Nacional de Pós-Graduação, Avaliação da Pós-Graduação

Resumo

Este trabalho traça um panorama da situação dos Mestrados Profissionais (MP) da área de Ensino no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Por meio das ferramentas de pesquisa bibliográfica e documental, realizamos este estudo de natureza quantitativa no qual foram analisados os dados dos programas de pós-graduação em funcionamento no país. A área de Ensino criada em 2000, é a que mais possui programas de Mestrado Profissional, 56% do total de seus programas são dessa modalidade, e os dados mostram que a procura por cursos desse tipo continua a crescer.  Diante dessa expansão, verificamos o impacto da regulamentação dos Mestrados Profissionais pela Portaria CAPES/MEC nº 17 de 2009, analisando as propostas de cursos novos antes e depois dessa data. Comparamos os programas acadêmicos e os profissionais da área quanto a produtividade técnica, o percentual de propostas de cursos novos e programas existentes, verificando os fatores limitantes para sua implantação e o seu desempenho nas reavaliações periódicas. Verificamos que os mestrados profissionais vêm crescendo em quantidade e qualidade, mas ainda tem menor produtividade científica em comparação com os programas acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Albertasse Dutra Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Bacharelado e em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (ano 2005). É Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília - UnB (ano 2008). Possui experiência na área de Biologia com ênfase em Ecologia Vegetal e Botânica aplicada. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Doutoranda em Educação em Ciências pelas UFRGS.

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Referências

Alves, C. G. M & Del Pino, J. C. (2015, dezembro). A avaliação da pós-graduação stricto sensu no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, 05, (04), 21-64.

Barros, E. C.; Valentim, M. C. & Melo, M. A. A. (2005, julho) O debate sobre o mestrado profissional na Capes: trajetória e definições. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2, (4), 124-138.

Cevallos, I. & Passos, L. F. (2012). O mestrado profissional e a pesquisa do professor. Revista Diálogo Educacional, 12, (37), 803-822.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2009). Documento da Área de Ensino de Ciências e Matemática – ano 2009. Brasília, DF. Recuperado em 10 de agosto, 2016, de http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4670-ensino

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2013a). Documento da Área de Ensino – ano 2013. Brasília, DF. Recuperado em 10 de agosto, 2016, de http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4670-ensino

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2013b). Relatório da Avaliação Trienal – ano 2013. Brasília, DF. Recuperado em 10 de agosto, 2016, de http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/4670-ensino

Documento básico do programa de Apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e do subprograma Educação para a Ciência - SPEC/PADCT (1990, outubro). Brasil. Ministério de Ciência e Tecnologia. Recuperado em 14 de setembro, 2014, de www.cnpq.br

Feltes, H. P. M. & Baltar, M. A. R. (2005, julho) Novas perspectivas para mestrados profissionais: competências profissionais e mercados regionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2 (4), 72-78.

Fischer, T. (2003). Seduções e riscos: a experiência do mestrado profissional. Revista de Administração de Empresas, 43, (2), 119-123.

Freitas, L. P.; Rodrigues, S. G. & Costa, H. G. (2009). Emprego de abordagem multicritério para classificação do desempenho de instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação, 17, (65), 655-674.

Ludke, M. & Cruz, G. B. (2005). Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, 35, (125), 81-109.

Moreira, C. O. F.; Hortale, V. A.; Hartz, Z. A. (2004, julho). A avaliação da Pós-graduação: buscando consenso. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 1, 1, 26-40.

Nepomuceno, L. D. O. & Costa, H. G. (2012, janeiro). Mapeamento de percepções na avaliação dos impactos do mestrado profissional no perfil do seu egresso. Produção, 22, (4), 865-873.

Oller, C.; Sotero, A.; Moreira, M. A.; Fischer, T.; Nicola, J. H. (2005, julho). Parâmetros para avaliação de mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2, (4), 151-155.

Parecer CFE n.º 977, de 3 de dezembro de 1965. Definição dos Cursos de Pós-Graduação, 1965. Brasília, DF. Recuperado em 05 agosto, 2016, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300014

Portaria CAPES nº 47, de 17 de outubro de 1995. Determina a implantação na Capes de procedimentos apropriados à recomendação, acompanhamento e avaliação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. Brasília, DF. Recuperado em 08 de setembro, 2016, de http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/87/83

Portaria CAPES nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Brasília, DF. Recuperado em 08 de setembro, 2016, de https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/1892015-Portaria-CAPES-080-1998.pdf

Portaria Normativa MEC nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Brasília, DF. Recuperado em 10 de agosto, 2016, de http://capes.gov.br/images/stories/down load/avaliacao/avaliacao-n/Portaria-MEC-17-2009.pdf

Portaria CAPES nº 83, de 6 de junho de 2011. Cria áreas do conhecimento. Brasília, DF. Recuperado em 08 de setembro, 2016, de https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/Portaria-capes-83-2011.pdf

Ribeiro, R. J. (2005, julho). O mestrado profissional na política atual da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 2, (4), 8-15.

Ribeiro, T. A. & Costa, H. G. (2005). Aplicação do método ELECTRE TRI à classificação da percepção do desempenho de IES por parte do corpo discente. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre: ABEPRO. 1607-1614.

Richardson, R. J. (1989). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Rocha, N. M. F. (2006). Auto-avaliação de centros de Pós-Graduação: uma proposta em ação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14, (53), 487-506.

Vergara, S. C. (2005). Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

09/05/2017

Como Citar

Silva, P. A. D., & Del Pino, J. C. (2017). O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ENSINO. HOLOS, 8, 318–337. https://doi.org/10.15628/holos.2016.5079

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.