MODELAGEM DO FLUXO DE MINÉRIO DA BRITAGEM E CARREGAMENTO DE PRODUTOS DE UMA MINA NO SOFTWARE ARENA®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2023.11433

Palavras-chave:

bauxita, britagem, carregamento de vagões, modelos de simulação, Arena®

Resumo

A britagem é um processo integrante e indispensável da produção mineral, pois permite agregar valor ao produto, uma vez que adequa a granulometria do minério para posterior beneficiamento na usina. Neste trabalho o transporte da bauxita, a partir dos pátios de estocagem, é realizado por trens até o porto de embarque, processo esse que demanda ajustes de tempo e de eficiência de carregamento. Dessa forma, neste estudo, foram desenvolvidos modelos de simulação dos processos de britagem e carregamento de vagões no software Arena® para validação do sistema de produção de uma mineração. Os modelos de carregamento apresentaram resultados próximos dos reais e portanto, foram validados. Os modelos de britagem foram considerados válidos por fornecerem resultados coerentes após serem testados em diferentes cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Rilla de Souza Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Engenheira de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto e técnica em geologia e mineração, atuou na área de operação de mina a céu aberto, processo de britagem e carregamento e transporte de produtos, sendo possível desenvolver modelos de simulação dos processos de britagem e carregamento de vagões no software Arena, melhoria de processos e eficiência de equipamentos, trabalho em equipe e negociação com contratadas, elaboração/execução de treinamentos para trabalhar em equipe e com segurança, ferramentas de gestão da qualidade e plano de infraestrutura de mina. Atuou em inspeção de planta de beneficiamento de minério, melhoria contínua de processos, como também inspeção piezométrica da barragem. Adquiriu conhecimentos de língua inglesa na mobilidade acadêmica realizada na Montanuniversitaet Leoben na Áustria, como também noções básicas de alemão. Durante a graduação desenvolveu projetos na área de processamento mineral e ensino aplicado à engenharia de minas.

Ivo Eyer Cabral, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1981), mestrado em Curso de Mestrado Em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Geoestatística, planejamento mineiro e pesquisa operacional atuando principalmente nos seguintes temas: geoestatística, métodos de estimativas de reservas, simulação geoestatística, pesquisa operacional, simulação a eventos discretos, otimização.

Vladmir Kronemberger Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).

Bárbara Dornelas de Assis, Université de Liège

e formou como Técnica em Mineração pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto em 2012, aonde atuou como monitora de física II em seu último ano. No ano seguinte, iniciou sua graduação em Engenharia de Minas, na UFOP, participando como bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência e, nos anos seguintes, pela FAPEMIG, desenvolvendo três projetos de iniciação científica, sendo um projeto de ensino e dois na área de pesquisa em Tratamento de Minérios. Foi diretora de pesquisa da primeira liga acadêmica do Brasil de Tratamento de Minérios, denominada LATRAM. No seu último ano de graduação, realizou um estágio de seis meses no Mining and Mineral Processing Research Centre and Technical Marketing da ArcelorMittal France, na cidade de Maizières-lès-Metz, França. Atualmente realizando mestrado Emerald na Université de Liège.

Referências

FREITAS FILHO, P. J. Introdução à modelagem e simulação de sistemas: com aplicações em Arena. 2 ed. Florianópolis: Visual Books. 2008.

KELTON, D. W.; SARDOWSKY, R. P.; SARDOWSKY, D. A. Simulation with ARENA. 5ª Edição. McGraw-Hill. 2010.

MACHADO, N. R. S. Modelagem do fluxo de minério do circuito de britagem em planta de beneficiamento e do carregamento de produtos de uma mina de bauxita no Pará através do software Arena. 2019. 109 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Minas) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.

OUELLET, Alex. Strategies to Model Ore Processing Plants. Disponível em: <https://www.arenasimulation.com/blog/post/strategies-to-model-ore-processing-plants?/support/entry/strategies-to-model-ore-processing-plants-and-continuous-systems-in-arena>. Acesso em 17 de julho de 2019.

PRADO, D. Usando o ARENA em simulação. Belo Horizonte (MG): Desenvolvimento Gerencial. V.3. 1999.

Publicado

27/12/2023

Como Citar

Machado, N. R. de S., Cabral, I. E., Alves, V. K., & Assis, B. D. de. (2023). MODELAGEM DO FLUXO DE MINÉRIO DA BRITAGEM E CARREGAMENTO DE PRODUTOS DE UMA MINA NO SOFTWARE ARENA®. HOLOS, 7(39). https://doi.org/10.15628/holos.2023.11433

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.