“LER, ESCREVER E CONTAR”: ENTRE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÕES DE MÉTODOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO MÉDIO SERTÃO SERGIPANO (1930-1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4923

Palavras-chave:

Circulação, Apropriação, Métodos de ensino, Médio Sertão Sergipano.

Resumo

O presente artigo busca compreender indícios da circulação, as apropriações e as adequações dos métodos de ensino para leitura, escrita e cálculo na Escola Primária no território do Médio Sertão Sergipano, no arco de tempo que compreende 1930 a 1961. Para empreender tal pesquisa, examinamos os documentos oficiais em diálogo com a metodologia da história oral. Constatamos que muito embora no Estado de Sergipe circulasse um plano discursivo modernizador, as apropriações e as adequações dos métodos de ensino se deram conforme as condições materiais e intelectuais do tempo e lugar.

 

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Biografia do Autor

Rony Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho";- UNESP. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT (2016) com Bolsa Capes/FAPITEC/SE. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes - UNIT (2014). Atualmente é aluno do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes - UNIT. Foi aluno de Iniciação Científica com o projeto Memória Oral da Educação Sergipana. É membro dos Grupos de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI) e Sociedade, Educação, História e Memória- GPSEHM

Raylane Barreto

Doutorou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e fez o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, ambos na área de História da Educação. Possui Graduação em Ciências Sociais (2000) e Mestrado em Educação (2004) pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora PPG 2- I da Universidade Tiradentes onde atua também como membro de alguns dos seus Núcleos Docentes Estruturantes e como membro da Comissão Permanente de Avaliação do Material Impresso, atuando na análise e aprovação do material elaborado para os cursos ofertados na modalidade de ensino à distância. É também diretora do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura e líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Intelectuais, instituições e práticas escolares da UFS e do Grupo Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação da UFMG.

Ilka Mesquita

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), pós-doutorado em História da Educação pela UFMG (2010-2011). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Líder do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI); Membro do Grupo de Pesquisa Historiar - Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação.

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Publicado

21/12/2017

Como Citar

Silva, R., Barreto, R., & Mesquita, I. (2017). “LER, ESCREVER E CONTAR”: ENTRE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÕES DE MÉTODOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO MÉDIO SERTÃO SERGIPANO (1930-1961). HOLOS, 7, 253–269. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4923

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