EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: CAMINHOS E DESCAMINHOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE

Autores

  • Márcio Adriano de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3182

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, educação profissional, programas e projetos, contexto da diversidade

Resumo

O artigo discute a educação de jovens e adultos e a educação profissional no âmbito de expansão dos Institutos Federais, nomeadamente na região do Mato Grande norte-rio-grandense, marcada por uma ampla diversidade política, socioeconômica e cultural. Resulta de pesquisa fomentada pelo CNPq, a qual mapeou e levantou indicadores acerca de ofertas, programas e projetos, como o ProJovem Campo e o Brasil Alfabetizado, tendo como público-alvo jovens e adultos pouco escolarizados ou em busca de qualificação profissional. A realização do estudo mostra que a maioria dos projetos e programas ofertados têm caráter compensatório, geralmente não têm acompanhamento pedagógico e funcionam em condições precárias. Por outro lado, a implantação de um Campus do IFRN ampliou as possibilidades de acesso à educação com qualidade e perspectivas de inserção no mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Pós-Doutor em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestrado em Educação (UFRN); Especialista em Processos Educacionais (UFRN) e graduado em Pedagogia (UFRN). Desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação de políticas públicas, Política e Gestão da educação, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos no contexto da diversidade. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, atuando na área de políticas de educação profissional e formação docente.

Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Doutora em educação pela UFRN.

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Azevedo, M. A. de, & Tavares, A. M. B. do N. (2015). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: CAMINHOS E DESCAMINHOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE. HOLOS, 4, 107–118. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3182

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