O ACESSO E PERMANÊNCIA À ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E DE GÊNERO: UM OLHAR PARA O FEMININO

UM OLHAR PARA O FEMININO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17442

Palavras-chave:

Educação, Desigualdades Sociais, Femininos, Direitos Humanos, Justiça Social.

Resumo

Este artigo se inscreve sobre os fundamentos desenvolvidos por nossas investigações no campo dos estudos feministas e história da infância, hoje ramificados pelos estudos e pesquisas sobre a relação educação pobreza, desigualdade social, e direitos humanos. Nesse último campo, se destacam estudos sobre a educação, acesso e permanência de pobres e vulneráveis na escola básica. A nossa abordagem teórica metodológica se orienta por referenciais do campo da história da educação, da história cultural, da sociologia, das políticas educacionais e da pedagogia, com destaque aos estudos de cultura (BURKE, 2005), educação emancipadora (FREIRE, 1998), estratégia (CERTEAU, 2007), representação (CHARTIER, 1988), cultura escolar (JULIA, 2001), currículo (MOREIRA & SILVA, 2005; APPLE, 2000; SACRISTÁN, 2000; PACHECO, 2001) e Desigualdade e justiça social (VIVEIROS, 2020).Objetiva refletir sobre a presença dos femininos e suas representações no acesso e permanência à escola como direito social e humano, assim como maneira de garantia de uma sociedade mais igualitária. Conclui acreditando ser a educação o caminho inicial para a superação das desigualdades e injustiças sociais e, a escola, o lugar da experiência do incluir, portanto lugar de garantia de um direito humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e
mestrado em Pedagogia Profissional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do
Maranhão (1999). Atua na docência do curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em
Educação da UFRN - PPGEd. É Vice-Presidente da Associação Francofone de Pesquisa
Científica em Educação - AFIRSE - Brasil. Tem experiência na área de Educação, com
ênfase em História da Educação, História e Política da Educação Infantil, Gestão
Escolar, Fundamentos da Educação e Pedagogia Social. Desenvolve pesquisa na área
de fundamentos da educação, História da educação e práticas sócio-culturais e
educativas; História da educação, História das Instituições, História e política da
educação infantil, História das relações de gênero, Pedagogia social. Educação,
pobreza e desigualdade social.
E-mail: kilzaviveiros@gmail.com

Referências

APPLE, Michael W. (2000). Política cultural e educação. São Paulo: Cortez.

BURKE, Peter. (2005). O Que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar.

CERTEAU, Michael de. (2007). A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

CHARTIER, Roger. (1988). A história cultural entre práticas e representações. Trad. De Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora.

FREIRE, Paulo. (1998). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Ed Paz e Terra, Rio de Janeiro. 8ª Edição.

FREIRE, Paulo. (2002). Pedagogia do Oprimido. Ed Paz e Terra, Rio de Janeiro. 34ª Edição

JULIA, Dominique. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43,

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Orgs.). (2005). Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo: Cortez,

PACHECO, J. A. (2001) Currículo: teoria e práxis. 2. ed. Porto: Editora Porto,

SACRISTÁN, Gimeno. (2000). O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

VIVEIROS, K. F. M. de. (2020). EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: reflexões e proposições. Cadernos De Pesquisa, 27(4), 8–28. Recuperado de https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n4p8-28

Viveiros, K. F. M. de. (2023). EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS: ESTUDOS COMPARADOS NA ÍBERO-AMÉRICA. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15128

Publicado

01/11/2024

Como Citar

Viveiros, K. F. M. de. (2024). O ACESSO E PERMANÊNCIA À ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E DE GÊNERO: UM OLHAR PARA O FEMININO: UM OLHAR PARA O FEMININO. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17442

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.