TEATRO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DIÁLOGO SENSÍVEL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcele da Silva Nascimento Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.2107

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as possibilidades de um diálogo sensível e interdisciplinar entre Teatro e a Educação Física, por meio do estudo da corporeidade, no intuito de contribuir para a formação inicial dos professores de Educação Física. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Concluímos que por meio do Teatro é possível compreender as inter-relações do homem–corpo, que se faz na sociedade, com o intuito de romper com a ideia de uma Educação Física Escolar competitiva com base no esporte, para dar vez a um estudo sistemático do corpo e suas representações sociais na atualidade, como objetivam os documentos dessa área do conhecimento. Nesse sentido, podemos levar em consideração o Teatro, bem como o ensino deste, como um canal voltado à experimentação que tem o corpo como ponto de partida de um complexo processo de ‘libertação’ do ser, de seus condicionamentos mecanicistas, fruto de seu tempo.

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Biografia do Autor

Marcele da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Artes Cênicas (UFSM); Licencianda em Teatro (UFSM); Especialista em Educação Física Escolar (UFSM); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM).

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado-Doutorado (UFSM); Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado (UFSM); Pesquisador Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (UFSM)

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Publicado

24/07/2015

Como Citar

Nascimento, M. da S., & Krug, H. N. (2015). TEATRO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DIÁLOGO SENSÍVEL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. HOLOS, 3, 246–258. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2107

Edição

Seção

ARTIGOS