TARRALFAS E A EDUCAÇÃO POPULAR DE PESCADORES NA PRAIA DE PIRANGI DO SUL – RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17422Palavras-chave:
Educação Popular. Educação de Pescadores. Educação de Jovens e AdultosResumo
O estudo aborda o tema sobre Educação Popular de pescadores em processo de letramento e textualização de seus saberes sobre a pesca artesanal e objetivou evidenciar a cultura artesanal como contexto para aquisição da escrita e da leitura. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa de campo com a realização de observação participante das práticas interdisciplinares dos professores que atuam no projeto Tarralfas, na Colônia de Pescadores Z10 em Pirangi do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa teve como marco temporal o período de 2017 a 2023 e possibilitou o conhecimento das etapas de alfabetização e pós-alfabetização dos pescadores-estudantes envolvidos na ação socioeducativa. Podemos concluir que o Projeto Tarralfas tem contribuído com a formação escolar de pescadores matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Downloads
Referências
FREIRE, P. (1983) Extensão ou comunicação. (8ª ed.) Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FREIRE, P. (1989) A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez. (Coleção Polêmicas de Nosso Tempo, 4).
FREIRE, Paulo. (1979) Conscientização. São Paulo: Cortez e Moraes.
GADOTTI, M. (2023) Paulo Freire e a Educação Popular. Revista Trimestral de Debate da Fase. https://sindacs.org.br/novo/wp-content/uploads/2018/06/Paulo-Freire-e-a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular..pdf
SEVERINO, A. J. (2013) Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.