TARRALFAS E A EDUCAÇÃO POPULAR DE PESCADORES NA PRAIA DE PIRANGI DO SUL – RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17422

Palavras-chave:

Educação Popular. Educação de Pescadores. Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O estudo aborda o tema sobre Educação Popular de pescadores em processo de letramento e textualização de seus saberes sobre a pesca artesanal e objetivou evidenciar a cultura artesanal como contexto para aquisição da escrita e da leitura. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa de campo com a realização de observação participante das práticas interdisciplinares dos professores que atuam no projeto Tarralfas, na Colônia de Pescadores Z10 em Pirangi do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa teve como marco temporal o período de 2017 a 2023 e possibilitou o conhecimento das etapas de alfabetização e pós-alfabetização dos pescadores-estudantes envolvidos na ação socioeducativa. Podemos concluir que o Projeto Tarralfas tem contribuído com a formação escolar de pescadores matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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Biografia do Autor

JOSE NASCIMENTO, IFRN

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, vinculado a Linha Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN); colabora com o GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV), com o NUPEI - Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (IFRN-CNAT) e o Núcleo de Pesquisa em Gestão Educacional.

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Publicado

01/11/2024

Como Citar

NASCIMENTO, J. (2024). TARRALFAS E A EDUCAÇÃO POPULAR DE PESCADORES NA PRAIA DE PIRANGI DO SUL – RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17422

Edição

Seção

ARTIGOS

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