DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.12398

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Orientação por meio remoto, Administração, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ismael Mendes dos Santos Junior, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutorado em andamento em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC). Mestrado em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes). Especialização em Gestão Contábil e Controladoria (Unimontes) e em Educação Profissional e Tecnológica (CEAD/IFNMG). Graduação em Administração (Unimontes). Técnico em processamento de dados (FEMC). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no IFNMG campus Araçuaí/MG.

Hamilton dos Reis Sales, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Ciências Biológicas (Biologia e Conservação) pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009). Graduado em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (2017) e em Biologia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1997). Doutorando em Produção Vegetal pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais.

Matheus Simões Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, mestre em geologia pela mesma instituição. Atualmente é doutorando no programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Pereira Quaresma, Professor de Educação Básica - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Governo do Estado de Minas Gerais.

Mestre em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (2015).

Nayara Teixeira dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas (IETEC). Pós graduada em Gerenciamento de Projetos (Estácio de Sá). Graduada em Administração (Puc Minas). Professora EBTT - IFMG Campus Governador Valadares.

Referências

Da Costa, F. J., & Soares, A. A. C. (2008). Uma análise da formação científica em cursos de graduação em administração: a perspectiva dos alunos. Revista de Gestão USP - REGE-USP, 15(1), 47.

Demo, P. (2011). Princípio científico e educativo (14 ed.). São Paulo: Cortez.

Durante, D. G., Ribeiro, J. L. de S., & Rocha, T. L. da C. G. da. (2019). Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. Revista de Gestão e Secretariado, 10(1), 26–46. https://doi.org/10.7769/gesec.v10i1.743

Fernandes, N. L. R. (2014). Currículos e Programas da EPCT. Fortaleza: UAB/IFCE.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra.

Hartz, A. M., & Schlatter, G. V. (2016). A construção do Trabalho de Conclusão do Curso por meio da metodologia ativa Team-Based Learning. Administração: Ensino e Pesquisa, 17(1), 73–109. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n1.274

McCain, K. (2016). The Nature of Scientific Knowledge. In The Nature of Scientific Knowledge. https://doi.org/10.1007/978-3-319-33405-9

Medeiros, B. C., Silva, R. C. L. Da, Rocha, F. A. F. Da, & Danjour, M. F. (2015). Dificuldades do processo de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): um estudo com os docentes do Curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior. HOLOS, 5(5), 242. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1011

Oliveira, M. M. De. (1999). Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses (5th ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Rosa, B. O., Afonso, B. P. D., Gomide, C. S., Ribeiro, K. de L., Rios, C. da S., Andrade, C. O., Barreto, R. de O., Franco, G. de S. (2007). Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração. Araçuaí, MG: IFNMG Campus Araçuaí.

Severino, A. J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez.

Thiollent, M. (2009). Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

15/06/2022

Como Citar

Santos Junior, I. M. dos, Sales, H. dos R., Santos, M. S., Quaresma, L. P., & Santos, N. T. dos. (2022). DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA. HOLOS, 1, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2022.12398

Edição

Seção

ARTIGOS