A EDUCAÇÃO ENQUANTO EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA E A ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO: O CIRCULAR DE SABERES COMO PRÁTICA ALTERNATIVA INOVADORA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.12015Palavras-chave:
Educação Comunitária, Educação Popular, Escola Viva Olho do Tempo, Pandemia, Rodas de saberesResumo
Este estudo busca analisar as rodas de saberes da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) e perceber as suas contribuições para a educação a partir de práticas pautadas nas experiências comuns entre sujeitos. Partimos do referencial teórico sobre a educação popular e comunitária e, no aspecto metodológico, destacamos o caráter qualitativo desta pesquisa, com observação participante e utilização de diários de campo. A análise dos dados foi feita com base nas categorias Diálogo, Esperança, Emancipação e Saberes. Os resultados apontam para a efetividade dessa concepção educativa, e traz à tona a relevância das rodas de saberes para forjar sujeitos que pensam, sentem e agem de acordo com sua visão de mundo, conscientes de seu poder de transformação sobre si e sobre o mundo. Concluímos que as rodas de saberes da EVOT são espaços de efetivação da educação comunitária, concepção educativa que foge aos moldes eurocêntricos que excluem, segregam e determinam o lugar dos sujeitos na sociedade.
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