A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO

Autores

  • Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret UNIVERSIDADE FEDERAL DO RONDÔNIA - UNIR
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça UNIVERSIDADE FEDERAL DO RONDÔNIA - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5933

Palavras-chave:

Bilinguismo, Alfabetização, Libras.

Resumo

O ensino da língua portuguesa faz parte do currículo escolar regular e seu domínio estabelece uma relação com a sociedade, constituída pela maioria de ouvintes. Nesse ponto existe a preocupação da educação dos surdos, que estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa é sua segunda língua e LIBRAS sua língua materna. Esse conflito mostra que o aluno surdo é incluído nas escolas regulares, mas sem o direito a uma educação bilíngue, que dispõe o ensino e uso da LIBRAS nas aulas. Essa pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo mostrar a eficácia da proposta bilíngue no processo de alfabetização dos surdos e proporcionar mais oportunidades e qualidade no processo educacional, uma vez que o oralismo e o bimodalismo/comunicação total não foram capazes de sanar a problemática quanto à alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RONDÔNIA - UNIR

Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS  pela Faculdade Santo André – FASA e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Séries Iniciais e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação de Jaru – UNICENTRO. Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência  e Tecnologia –IFRO. E-mail: marcia.moret@ifro.edu.br. Currículo disponível na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0061145463575427.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RONDÔNIA - UNIR

Pós-doutorando em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas á docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. E-mail: jgrmendonca@bol.com.br. Currículo disponível da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283910757526854.

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 10.436/2002, 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso: em 13 jul. 2016.

BRASIL. Decreto Nº 5.626/2005, 22 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em: 13 jul. 2016.

DALLAN, Maria Salomé Soares; MASCIA, Márcia A. A. A escrita de Libras (SignWriting): um novo olhar para o desenvolvimento linguístico do aluno surdo e para a formação do professor de línguas. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 3, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de Taubaté, 2010, p. 1-15). Acesso em: 08 dez. 2016. Disponível em: <<http://escritades.dominiotemporario.com/doc/III_CLAFPL.pdf>>.

FERREIRA BRITO, Lucinda. Por uma Gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al.Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FENES. Libras – Língua brasileira de sinais. Belo Horizonte. 1995.

FENES. Libras – Língua brasileira de sinais. Belo Horizonte. 1995.

KARNOPP, Lodenir Becker. Diálogos traduzidos: leitura e escrita em comunidades de surdos. Cultura, Poder e Educação–Um debate sobre estudos culturais em educação. Canoas: Editora ULBRA, 2005.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997 – reimpressão 2008.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2010.

SACKS,O. Vendo vozes. Rio de janeiro: Imago, 1990.

SKLIAR, Carlos (ORG.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013, 6º edição.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

Moret, M. C. F. F., & Mendonça, J. G. R. (2019). A Proposta Bilíngue na Educação de Surdos: Práticas Pedagógicas do Processo de Alfabetização no Município de Colorado do Oeste/RO. HOLOS, 2, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5933

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.