SURDOS E ACESSO À INFORMAÇÃO: ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.10829

Palavras-chave:

Pandemia, Surdez, Saúde, Narrativa autobiográfica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer e refletir sobre a narrativa pessoal de uma das autoras, que é Surda, quanto à acessibilidade aos serviços de saúde pelos usuários Surdos em tempos de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e a nova realidade que a sociedade, a nível global, tem enfrentado durante o isolamento social, dadas as características e singularidade linguística e cultural deste público. Trata-se de uma narrativa autorefencial, que se baseou nos preceitos de autobiografia analisados por Alcântara (2020), como possibilidade de integrar o todo, a partir da individualidade dos sujeitos. Com a finalidade de contribuir com o avanço dos estudos em ciências humanas e sociais, será abordado também sobre a língua natural dos Surdos - Libras e acesso aos serviços de saúde por esse público antes, durante e após a pandemia.


 

 

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Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutora em Ciência da Informação (UnB). Mestra em Engenharia Mecânica (UFPE). Graduada em Engenharia Eletrônica (UPE) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFPE). Docente de Informática do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Queila Pahim da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Professora do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer do campus Brasília, mestre em Turismo pela UFRN, bacharel em turismo pela Facex e doutoranda em Educação na Universidade Católica de Brasília.

Núbia Flávia Oliveira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Doutoranda da Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Estudos da Tradução da UFSC. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduada em Letras Libras e Pedagogia. Docente do Instituto Federal de Brasília. Tradutóloga, tradutora e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Renata Cristina Fônseca de Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Mestra em Estudos da Tradução de UnB. Especialista em Libras. Graduada em Letras Libras (UFSC) e Sistema de Informática    (Unieuro). Docente do Instituto Federal de Brasília (IFB). Atriz, performance, produtora , poeta , tradutora e interprete de Libras.

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Santos, S. K. da S. de L., Silva, Q. P. da, Mendes, N. F. O., & Rezende, R. C. F. de. (2021). SURDOS E ACESSO À INFORMAÇÃO: ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19. HOLOS, 3, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2021.10829

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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