PEDAGOGIA SOCIAL E INTERGERACIONALIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17434

Palavras-chave:

Área da Educação

Resumo

Os fundamentos e a prática da Pedagogia Social, em diferentes tempos e espaços, nos provocam refletir sobre a sua relação com a intergeracionalidade, tendo em vista a diversidade das faixas etárias dos sujeitos nela envolvidos. Assim é que nos voltamos para seu reconhecimento nessas relações, em suas diferentes fases do ciclo de vida. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão e a vivência de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa. Para tanto, ancoramo-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Mannheim (1982), Ramos (2005, 2012, 2013), Silva e Ribas Machado (2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano e evidenciar a sua importância para/na formação do/a educador/a social, requer assumir uma postura dialógica, na perspectiva freiriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran de Maria Leitão Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Administração e Supervisão Escolar - American World University of Iowa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Relações de gênero e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe. Editora da Revista Cadernos de Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ARIÈS, P. (1978). História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Koogan.

ATTIAS-DONFUT, C. (1988). Sociologie des Générations: L’empreinte du temps. Paris: Presses Universitaires de France.

BEAUVOIR, S. (1990). A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

COELHO, C. (2013). Idades apartadas: pensar o idadismo e a intergeracionalidade. In: PEREIRA, J. et al. (coord.). Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: a Intervenção Social, Cultural e Educativa na Terceira Idade. Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural. Portalegre, Portugal: Chaves.

FERRIGNO, J. C. (2010). Coeducação entre Gerações. São Paulo: Edições SESC.

FREIRE, Paulo. (2003). À Sombra desta Mangueira. 5ª Edição. São Paulo: Olho d’Água.

FORQUIN, J. (2003). Relações entre gerações e processos educativos: transmissões e transformações. IN: Anais Congresso Internacional Coeducação de Gerações SESC. São Paulo.

LEITÃO NUNES, I. de M. (2023). HISTÓRIAS DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS E A COEDUCAÇÃO: REGISTROS DE UM PERCURSO. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15263

MACHADO, E. R. (2014). O Desenvolvimento da Pedagogia Social sob a perspectiva comparada: o estágio atual no Brasil e Espanha Tese USP São Paulo: USP.

MANNHEIM, K. (1982). O problema sociológico das gerações. Tradução: Cláudio Marcondes, In Marialice M. Foracchi (org), Karl Mannheim: Sociologia, São Paulo, Ática.

Mendizabal, M. R. L. (2016). La pedagogía social: una disciplina básica en la sociedad actual. HOLOS, 5, 52–69. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4729

NERI, A. L. (2005). Palavras-chave em Gerontologia. Campinas-SP: Alínea.

RAMOS, N. (2012). Avós e Netos através da(s) Imagem (s) e das Culturas. In: RAMOS, N.; MARUJO, M.; BAPTISTA, A. A voz dos avós: migração, memória e património cultural. 2ª Edição. Coimbra: Pro Dignitate: Gráfica de Coimbra.

SÁEZ CARRERAS, J. (2002). Pedagogia social y programas intergeracionale: educacion de personas mayores, Malaga: Aljibe.

OLIVEIRA, P. (1999). Vidas Compartilhadas: cultura e coeducação de gerações na vida cotidiana. São Paulo: Hucitec/FAPESP.

Publicado

01/11/2024

Como Citar

Leitão Nunes, I. de M. (2024). PEDAGOGIA SOCIAL E INTERGERACIONALIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17434

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.