PEDAGOGIA SOCIAL E INTERGERACIONALIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.17434Palavras-chave:
Área da EducaçãoResumo
Os fundamentos e a prática da Pedagogia Social, em diferentes tempos e espaços, nos provocam refletir sobre a sua relação com a intergeracionalidade, tendo em vista a diversidade das faixas etárias dos sujeitos nela envolvidos. Assim é que nos voltamos para seu reconhecimento nessas relações, em suas diferentes fases do ciclo de vida. Partimos da compreensão do termo geração para relacionarmos a intergeracionalidade às modalidades de transmissão e a vivência de saberes, em coexistência pacífica ou conflituosa. Para tanto, ancoramo-nos nas produções de Claudine Attias-Donfut (1988, 1991), Saez Carrerras (2002), Dumazedier (2002), Ferrigno (2010), Freire (1983, 1996), Mannheim (1982), Ramos (2005, 2012, 2013), Silva e Ribas Machado (2013). Reconhecê-la em nosso cotidiano e evidenciar a sua importância para/na formação do/a educador/a social, requer assumir uma postura dialógica, na perspectiva freiriana.
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