A EDUCAÇÃO ENQUANTO EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA E A ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO: O CIRCULAR DE SABERES COMO PRÁTICA ALTERNATIVA INOVADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12015

Palavras-chave:

Educação Comunitária, Educação Popular, Escola Viva Olho do Tempo, Pandemia, Rodas de saberes

Resumo

Este estudo busca analisar as rodas de saberes da Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) e perceber as suas contribuições para a educação a partir de práticas pautadas nas experiências comuns entre sujeitos. Partimos do referencial teórico sobre a educação popular e comunitária e, no aspecto metodológico, destacamos o caráter qualitativo desta pesquisa, com observação participante e utilização de diários de campo. A análise dos dados foi feita com base nas categorias Diálogo, Esperança, Emancipação e Saberes. Os resultados apontam para a efetividade dessa concepção educativa, e traz à tona a relevância das rodas de saberes para forjar sujeitos que pensam, sentem e agem de acordo com sua visão de mundo, conscientes de seu poder de transformação sobre si e sobre o mundo. Concluímos que as rodas de saberes da EVOT são espaços de efetivação da educação comunitária, concepção educativa que foge aos moldes eurocêntricos que excluem, segregam e determinam o lugar dos sujeitos na sociedade.

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Biografia do Autor

Aline Rodrigues de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. Professora efetiva da Educação Básica do municipio de Jacaraú/PB.  Graduada do curso de Pedagogia pela UFPB. Seus textos são publicados nos campos:  Educação Popular, Educação Enquanto Experiencia Comunitária e História da Educação.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Educação - CE, vinculado ao Departamento de Metodologia da Educação - DME e ao Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa Educação Popular. Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de História, Sociologia, Educação, com ênfase em História Local e Ensino de História e Educação e Movimentos Sociais no Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, História Local, Assentamentos Rurais, Educação Popular, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos.

Gabriel Alves do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Graduado em Pedagogia com area de apronfudamento em Educação do Campo pela UFPB. Seus textos são publicados nos campos do Ensino, Educação, História da Educação, Imprenssa, Gênero, Instituições Escolares e Paradigma Indiciário.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Lotado no Departamento de Metodologia da Educação - DME no Centro de Educação/CE. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) PQ1-D.  Membro do Comitê de Assessoramento de Educação - CA-ED/CNPq.

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Publicado

18/06/2021

Como Citar

Almeida, A. R. de, Silva, S. B. da, Nascimento, G. A. do, & Machado, C. J. dos S. (2021). A EDUCAÇÃO ENQUANTO EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA E A ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO: O CIRCULAR DE SABERES COMO PRÁTICA ALTERNATIVA INOVADORA. HOLOS, 2, 1–17. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12015

Edição

Seção

Dossiê - Políticas educacionais: experiências significativas no Brasil e na Espanha

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