PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BAÍA FORMOSA-RN.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.11167

Palavras-chave:

Animais peçonhentos, educação ambiental, percepção ambiental, metodologia de ensino

Resumo

O número de notificações de acidentes com animais peçonhentos aumentou no Brasil entre 2007 e 2017. Apesar dos acidentados terem sua rotina alterada, é notável que os animais peçonhentos sofrem preconceitos e são, geralmente, perseguidos e mortos – independentemente de sua importância ecológica e médica. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste estudo foi diagnosticar a percepção de estudantes de uma escola estadual do Rio Grande do Norte sobre os animais peçonhentos, e analisá-la após uma atividade de sensibilização ambiental. De maneira geral, revelou-se que os conhecimentos dos estudantes sobre os animais peçonhentos eram mais associados ao senso comum, tendo em vista que essas noções apresentavam algumas deficiências conceituais. Após a atividade de sensibilização ambiental (palestra), foi notável a ampliação dos conhecimentos deles sobre o tema, inclusive sobre a prevenção e sobre os procedimentos cabíveis em casos de acidentes. As provas dessa ampliação de conhecimento, por exemplo, são as de que: 95% dos participantes conseguiram identificar o conceito científico de animais peçonhentos; 100% identificaram medidas preventivas de acidentes; e, 95% afirmaram, agora, saber realizar os primeiros socorros em casos de acidentes. Observou-se que a percepção conceitual dos discentes sobre a temática foi modificada após a atividade de sensibilização ambiental proposta por esta pesquisa, revelando a importância de uma atividade de educação ambiental após um estudo da percepção prévia.  

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Biografia do Autor

Francisco Virginio de Souza

Biólogo, bacharel e licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-graduado (lato sensu) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo IFRN. Tem experiência em levantamento e monitoramento de fauna, no ensino de ciências naturais e em educação ambiental com foco na conservação da fauna silvestre. Atualmente trabalha com manejo de animais e gerenciamento do risco da fauna no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (ASGA).

Irapuan Medeiros de Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Especialista em Pedagogia do Esporte (2002). Mestre em Saúde Coletiva - Centro Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é Professor do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Parnamirim. Em seu Currículo Lattes as temáticas mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Saúde, Prescrição de Exercícios Físicos, Envelhecimento Humano, Lazer e Educação Ambiental. 

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Publicado

05/04/2022

Como Citar

Souza, F. V. de, & Lucena, I. M. de. (2022). PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BAÍA FORMOSA-RN. HOLOS, 6. https://doi.org/10.15628/holos.2022.11167

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