PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BAÍA FORMOSA-RN.
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2022.11167Palavras-chave:
Animais peçonhentos, educação ambiental, percepção ambiental, metodologia de ensinoResumo
O número de notificações de acidentes com animais peçonhentos aumentou no Brasil entre 2007 e 2017. Apesar dos acidentados terem sua rotina alterada, é notável que os animais peçonhentos sofrem preconceitos e são, geralmente, perseguidos e mortos – independentemente de sua importância ecológica e médica. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste estudo foi diagnosticar a percepção de estudantes de uma escola estadual do Rio Grande do Norte sobre os animais peçonhentos, e analisá-la após uma atividade de sensibilização ambiental. De maneira geral, revelou-se que os conhecimentos dos estudantes sobre os animais peçonhentos eram mais associados ao senso comum, tendo em vista que essas noções apresentavam algumas deficiências conceituais. Após a atividade de sensibilização ambiental (palestra), foi notável a ampliação dos conhecimentos deles sobre o tema, inclusive sobre a prevenção e sobre os procedimentos cabíveis em casos de acidentes. As provas dessa ampliação de conhecimento, por exemplo, são as de que: 95% dos participantes conseguiram identificar o conceito científico de animais peçonhentos; 100% identificaram medidas preventivas de acidentes; e, 95% afirmaram, agora, saber realizar os primeiros socorros em casos de acidentes. Observou-se que a percepção conceitual dos discentes sobre a temática foi modificada após a atividade de sensibilização ambiental proposta por esta pesquisa, revelando a importância de uma atividade de educação ambiental após um estudo da percepção prévia.
Downloads
Referências
Andrade Jr., H., Souza, M. A. & Brochier, J. I. (2004). Representação social da educação ambiental e da educação em saúde em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(1),43-50. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22304.pdf
Brasil. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm
Brasil. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm
Brasil. Ministério da Saúde (2019). Recuperado de http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos
Brasil. Sistema de Informação de Agravos de Notificação/SINAN, 2019a,b Recuperado de http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinannet/animaisp/bases/animaisbrnet.def
Brasil. Fundação Nacional da Saúde [FUNASA], 2001; Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos (2a ed.). Brasília: Fundação Nacional de Saúde. Recuperado de https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Manual-de-Diagnostico-e-Tratamento-de-Acidentes-por-Animais-Pe--onhentos.pdf
Barbosa, A. R. (2016). Sinantrópicos peçonhentos: sistema de notificação de acidentes e considerações biológicas (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Barbosa, N. F. M. V. (2016). A percepção dos discentes da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Osvaldo Pessoa sobre animais peçonhentos (Monografia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Bernarde, P. S. (2018). Animais “não carismáticos” e a educação ambiental. Editorial, 5(1),1-7. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1674/1035
Bérnils, R. S.; Costa. H. C. (Orgs.) (2018). Répteis do Brasil e suas Unidades Federativas: Lista de espécies. Herpetologia Brasileira,8(1), 11-29. Recuperado de http://sbherpetologia.org.br/wp-content/uploads/2018/04/hb-2018-01-p.pdf
Busato, M. A., Carin Guarda, V. Z. & Lutinski,J. A. (2015). Animais peçonhentos no ensino de Biologia: percepção de estudantes e professores de escolas públicas do oeste de Santa Catarina. Acta Scientiae,17(3), 781-791. Recuperado de http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/908/1316
Cardoso, J. L. C., Siqueira França, F. P. S., Wen, F. H., Málaque, C. M. S. & Haddad Jr, V. (2009). Animais peçonhentos no Brasil. Biologia, clínica e terapêutica dos acidentes (2a ed.) São Paulo: Sarvier.
Costa, B. C. (2011). Fatores de riscos para acidentes com escorpiões: uma revisão de literatura (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.
Faggionato (2009, p. 02). Percepção ambiental. Material de Apoio – Textos, 2009. Recuperado de http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html,
Ferreira, M. R. (1997). Produção e conhecimento sobre degradação ambiental: uma incursão na psicologia ambiental (Tese de Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP, Brasil.
Harrah,V. (Produtor) & Little D.H. (Diretor). (2004). Anaconda 2: A Caçada pela Orquídea Sangrenta[filme]. Estados Unidos: Sony Pictures.
Leão, T. C. C.; Almeida, W. R.; Dechoum, M.; Ziller, S. R. Espécies Exóticas Invasoras no Nordeste do Brasil: Contextualização, Manejo e Políticas Públicas. Recife: Cepan, 2011.
Lopes, D. M. (2009). Efeitos de um peptídeo isolado do veneno de Crotalus durissus cascavella em íleo de cobaio e pressão arterial de ratos com hipertensão renovascular (Monografia). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
Lopes, L. A.; Valduga, M. & Dal-Farra,R. A. (2018). Insetos e o ser humano: o olhar de estudantes do ensino fundamental em produções textuais. Revista Educere Et Educare,13(28),1-22. Recuperado de http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14098/13304. doi: http://dx.doi.org/10.17648/educare.v13i28.14098
Medeiros, A. B. de, Mendonça, M. J. S. L., Souza, G. L. & Oliveira, I.P. (2011). A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, 4(1),1-17. Recuperado de http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf
Mendonça, L. E. T., Souto, C. M., Andrelino, L. L.,Souto, W. M. S.,Vieira, W. L. S.,Alves, R. R. N. (2011). Conflitos entre pessoas e animais silvestres no Semiárido paraibano e suas implicações para conservação. Sitientibus série Ciências Biológicas,11(2), 185-199. Recuperado de https://www.academia.edu/19691937/Conflitos_entre_pessoas_e_animais_silvestres_no_Semi%C3%A1rido_paraibano_e_suas_implica%C3%A7%C3%B5es_para_conserva%C3%A7%C3%A3o
Michener, C. D. (2007). The bees of the world. (2nd ed.). The Johns Hopkins University Press. Recuperado de http://base.dnsgb.com.ua/files/book/Agriculture/Beekeeping/Thep-Bees-of-the-World.pdf
Ministério da Educação e Secretária de Educação Básica (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro (2a ed.) São Paulo: Cortez.
Nolan, J. M.,Robbins, M. C. Emotional Meaning and the Cognitive Organization of Ethnozoological Domains. Journal of Linguistic Anthropology,11(2), 1-9. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/229805296_Emotional_Meaning_and_the_Cognitive_Organization_of_Ethnozoological_Domains
Rein J.O. (2020) The Scorpion Files. Trondheim: Norwegian University of Science and Technology. Recuperado de https://www.ntnu.no/ub/scorpion-files/
Rojo, Roxane. Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
Santos, M. D. S. dos & Lira-da-Silva, R. M. (2011, dezembro). Rede de Zoologia Interativa: É Possível uma Mudança no Perfil Conceitual de Estudantes do Ensino Médio sobre os Animais Peçonhentos? VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, SP, Brasil,8. Recuperado de http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0273-6.pdf
Sato, M. (2003). Educação ambiental. São Carlos: Rima.
Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde (2019). Acidentes de trabalho por animais peçonhentos entre trabalhadores do campo, floresta e águas, Brasil 2007 a 2017. Boletim Epidemiológico, 50(11), 1-14. Recuperado de http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/29/2018-059.pdf
Silva, D.B., Lopes,A. P., Pinto,M. N.,Acioli,A. N.,Brandão,E. G.,Montalvão,J. P. & Lima,R. A. (2018). O ensino sobre animais peçonhentos em duas escolas públicas do município de Benjamin Constant – AM. Ciência e Natura,40(3),1-8. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/25342/pdf
Silva, C. I. et al., Aleixo,K. P.,Nunes-Silva,B.,Freitas,B. M.,Imperatriz-Fonseca,V. L. (2014). Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no Brasil. São Paulo: Instituto Avançado da Universidade de São Paulo, Coeditor: Ministério do Meio Ambiente-Brasil.
Silva, C. M. S. (2006). A percepção ambiental de moradores de comunidades carentes – a ZEIS Brasilit. (Relatório). Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Silva, C. T. C. & Pardal, P. P.O. (2015). Atividades lúdicas na prevenção de acidentes por animais peçonhentos em estudantes da rede pública. Revista Universo & Extensão,3(3),1-8. Recuperado de http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/universo_extensao/article/view/391/162
Souza, C. E. P & Souza, J. G. (2005). (Re) conhecendo os animais peçonhentos: diferentes abordagens para a compreensão da dimensão histórica, sócio-ambiental e cultural das ciências da natureza. Anais do 5º. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p847.pdf
Spironello,A. & Crisostimo,A. L. (2014). Animais peçonhentos e os desafios na educação do campo. Cadernos PDE-Produções didático-pedagógicas, Vol. 1,1-19. Recuperado de http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_cien_artigo_adriana_spironello.pdf
Uetz, P., Freed, P. & Hošek, J. (eds.) (2019) The Reptile Database, Recuperado de http://www.reptile-database.org
Vasconcelos, B.S.S. (2014). Percepção de estudantes do ensino médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos (Monografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.
World Spider Catalog (2020). World Spider Catalog. Version 20.5. Natural History Museum Bern, online at. Recuperado de http://wsc.nmbe.ch
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.