A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.11830

Palavras-chave:

Educação profissional, Projeto Político-Pedagógico, Institutos Federais, Iramuteq.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a concepção de educação nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) dos Institutos Federais (IF) do nordeste brasileiro. Fundamenta-se na base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), cuja vertente reivindica a educação integral. Metodologicamente, os PPP foram tratados pelo software Iramuteq 0.7 alfa 2, possibilitando a geração de nuvem de palavras e de gráficos de Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e de Análise Fatorial de Correspondência (AFC). A análise dos dados apontou para a formação para a apropriação do conhecimento técnico e perfil profissional, de modo a não perder de vista o pressuposto teórico de base marxiana, a gestão descentralizada e transparente e a oferta de modalidades educacionais diversas. Conclui-se reivindicando a aproximação entre a teoria presente nos documentos e a prática pedagógica e administrativa dos educadores, bem como recomendando a ampliação da análise para demais PPP dos IF no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albino Oliveira Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Mossoró

Licenciado em Química - UERN

Mestre em Ensino de Ciências - UFRN

Doutor em Química/ Ensino de Química - UFRN

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFRN/ Campus Mossoró

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Referências

Almeida, M. V. B., & Gouveia, F. P. S. (2020). Entrevista com Gaudêncio Frigotto. Cad. Ens. Ling. Tecno., Rio de Janeiro, 1(2), 163-174. Recuperado de: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/celte/article/view/1715.

Bessa, C., Cavalcante, R., Maldaner, J., & Correia, K. (2020). Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(19), e9496. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9496/pdf. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9496

Brasil. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação. (2007). Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília: SETEC/MEC. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional da Educação. Câmara da Educação Básica. (2012). Resoluc?a?o nº 6, de 20 de setembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educac?a?o Profissional Te?cnica de Ni?vel Me?dio. Brasi?lia: CNE/CEB. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192.

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análisede dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf. https://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16

CIAVATTA, M. (2019). Política e história da educação profissional: luzes e sombras da realidade brasileira. Cad. Pesq., 26(4), 30-44,.Recuperado de: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13038.

Curi, L., & Giordani, C. (2019). Politecnia e ensino médio integrado: aproximações e distanciamentos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(17), e8384. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8384. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8384

Mota, K., Araújo, C., & Santos, B. (2018). A formação para o trabalho: o papel dos institutos federais na produção dos novos intelectuais. Holos, 2, 351-364. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7120. doi:https://doi.org/10.15628/holos.2018.7120

Palmeira, A., Santos, J., & Andrade, P. (2020). A busca por uma educação profissional e tecnológica além da formação para o mercado de trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(19), e10031. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10031. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10031.

Ramos, M. (2014). História e política da educação profissional (1a ed.). Curitiba: IFPR.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., Lucio, P. B. (2014). Metodología de la investigación (6a ed.). Madri: McGrowHill.

Sant’Ana, W., Nogueira, S., & Brito, W. (2020). Reflexões sobre o currículo integrado na educação profissional e tecnológica: desafios e possibilidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(18), e8813. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8813. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8813

Santos, J., Jesus, L., Andrade, L., & Silva, M. (2020). Dualidade educacional e formação politécnica: aproximações ao debate teórico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 1(18), e9355. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9355. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9355.

Souza, F., Nunes, A., & Oliveira, M. (2020). O programa de pós-graduação em educação profissional e tecnológica e a formação humana integral: análise da produção acadêmica no IFRN/Mossoró. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(19), e11629. Recuperado de: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11629. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11629.

Souza, M. A. R., Wall, M. L., Thuler, A. C. M. C., Lowen, I. M. V., & Peres, A. M. (2018). O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03353. Recuperado de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100444. doi:https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353

Publicado

20/07/2024

Como Citar

Silva, E. V. B. da, Borges, M. M., Lima, S. de C., & Nunes, A. O. (2024). A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO. HOLOS, 3(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.11830

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.