Influência da largura efetiva no dimensionamento de pontes e viadutos mistos de aço e concreto em seção caixão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9495

Palavras-chave:

largura efetiva, pontes e viadutos mistos de aço e concreto, seção caixão

Resumo

As pontes e viadutos mistos de aço e concreto, em especial na configuração em seção caixão, possuem diversas vantagens estruturais e construtivas. Todavia, há uma grande discrepância nas recomendações para o cálculo da largura efetiva da laje. Por esse motivo, estuda-se a influência de tal variação no projeto de pontes e viadutos mistos de aço e concreto em seção caixão. Para tanto, foram dimensionados 11 modelos, variando a seção transversal e o vão, nos quais, considerando as recomendações das normas NBR 8800 (2008), AASHTO (2017), EN 1994-2-2 (2005) e as da literatura de Zhu et al. (2015) e Yuan et al. (2016), calculou-se a capacidade resistente ao momento fletor da seção mista e o carregamento distribuído limite para o dimensionamento no Estado Limite de Serviço. Nas análises, comparando os valores de capacidade resistente ao momento fletor médio da NBR 8800 (2008) com a AASHTO (2017), a primeira apresenta valores 17,07% superiores. Além disso, a NBR 8800 (2008) e o EN 1994-2-2 (2005) permitem carregamentos distribuídos limites superiores, em média, 14,51% e 13,18%, respectivamente, às possibilitadas pela AASHTO (2017). Além disso, quanto maior o vão das pontes e viadutos, maior é a variação global na resistência da seção mista. Portanto, a discrepância entre as recomendações normativas exerce influência de forma significativa no processo de dimensionamento, sendo importante a realização de estudos nessa área a fim de uniformizar os procedimentos para determinar a largura efetiva.

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Biografia do Autor

Renato Silva Nicoletti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Departamento de Engenharia Civil (DECiv/UFSCar)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PPGECiv/UFSCar

Alex Sander Clemente de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Departamento de Engenharia Civil (DECiv/UFSCar)

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e da Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos. 

Alexandre Rossi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Departamento de Engenharia Civil (DECiv/UFSCar)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PPGECiv/UFSCar

Carlos Humberto Martins, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Engenharia Civil (DEC/UEM)


Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e da Graduação em Engenharia Civil da Estadual de Maringá

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Nicoletti, R. S., Souza, A. S. C. de, Rossi, A., & Martins, C. H. (2020). Influência da largura efetiva no dimensionamento de pontes e viadutos mistos de aço e concreto em seção caixão. HOLOS, 3, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9495

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