Protocolo de degradação acelerado de FRPs com sistema de aquecimento e aquisição de dados automático com uso da plataforma Arduíno

Autores

Palavras-chave:

Aquisição de dados, Arduino, degradação de FRPs, protocolo acelerado.

Resumo

De modo geral, os agentes de degradação podem gerar alterações nos materiais por meio de reações químicas, processos físicos ou mecânicos, conduzindo a perdas de desempenho de materiais compósitos utilizados em sistema de reforço. A avaliação da degradação pode ser realizada via ensaios de campo, em estações de envelhecimento ambiental ou em laboratório com o uso de protocolos acelerados. Neste sentido, um sistema automático, baseado no uso da plataforma Arduino, foi desenvolvido e utilizado em ensaios que seguiram um protocolo normatizado de degradação artificialmente acelerada para vigas de concreto armado reforçadas com mantas de CFRP (Carbon Fiber Reinforced Polymer), corpos de prova de resinas epoxídicas, de concreto e de CFRP. Tal sistema foi responsável pelo aquecimento da água do tanque de degradação, mantendo-a dentro do intervalo de temperatura necessário. Os resultados obtidos indicaram que o projeto proposto com o uso da plataforma Arduino foi capaz de aquecer e manter a água em temperatura de 50 ºC ± 3 ºC ao longo dos 42 dias de ensaio.  Para além disso, verificou-se a degradação das resinas epoxídicas utilizadas no sistema de reforço com reduções de até 63 % da força máxima e 61 % do módulo de elasticidade. Com relação às vigas reforçadas submetidas ao protocolo normalizado de envelhecimento acelerado, observou-se uma redução da capacidade resistente de 11 %. Por fim, verificou-se que a resistência do concreto e dos compósitos de CFRP não foram afetados pelo protocolo de degradação acelerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Maria Dalfré, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (UFSCar)

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, em Portugal. Também possui formação técnica em Edificações pelo Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp), graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP) e mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP/São Carlos. É membro do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), atuando na diretoria regional de São Carlos. Também atua como membro do Comitê IBRACON/ABECE 303: Uso de Materiais não convencionais para Estruturas de Concreto, Fibras e Concreto Reforçado com Fibras. É Professora do curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na pesquisa atua nas áreas de durabilidade com barras não metálicas e reforço de estruturas com materiais compósitos.

Alexandre Alves, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui formação em Engenharia Mecânica e Aeronáutica com especialização em Engenharia Aeroespacial. Tem experiência na área de Termodinâmica, Aerodinâmica, Propulsão e Energia com ênfase em Combustão.

Amanda Duarte Esbobal Mazzú, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (UFSCar)

Doutoranda em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv) da Universidade Federal de São Carlo como bolsista CAPES. Mestra em Engenharia Civil pelo PPGECiv da UFSCar. Graduada em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas Construtivos pela UFSCar.

Luís António Sarti Júnior, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv/UFSCar)

Doutorando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv) da Universidade Federal de São Carlo como bolsista CAPES. Mestre em Engenharia Civil pelo PPGECiv da UFSCar.

Referências

AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI COMMITTEE 440.9R (2015). Guide to Accelerated Conditioning Protocols for Durability Assessment of Internal and External Fiber-Reinforced Polymer (FRP) Reinforcement, ACI Committee 440, 10pp.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739 (2018): Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8522 (2018): Concreto – Determinação dos módulos elásticos de elasticidade e de deformação à compressão. Rio de Janeiro.

De Paoli, M.A. (2008). Degradação e estabilização de polímeros. Editora Chemkeys.

FERREIRA, D. C. (2019). Avaliação da degradação de vigas reforçadas com FRP quando expostas ao intemperismo. [Dissertação, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12121

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 527-1 (2012). Plastics - Determination of tensile properties - Part 1: General principles. International Organization for Standardization (ISO), Genéva, Switzerland.

______. ISO 527-5 (2009). Plastics - Determination of tensile properties - Part 5: Test conditions for unidirectional fibre-reinforced plastic composites. International Organization for Standardization (ISO), Geneva, Switzerland.

OLIVEIRA, M. C. (2019). Análise do comportamento estrutural e durabilidade de pilares de concreto armado reforçados com mantas de GFRP. [Dissertação, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11979

SARTI JÚNIOR, L. A. (2020). Durabilidade de vigas de concreto armado reforçadas com mantas de CFRP submetidas a degradação acelerada. [Dissertação, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12781

SILVA, S. C. B. (2014). Estudo da degradação acelerada de argamassa em um sistema de revestimento cerâmico de fachada. [Dissertação, Universidade do Extremo Sul Catarinense]. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNESC-1_21c81c19c3cd5156fc75980b5f8ae2c1

MAZZÚ, A. D. E. (2020). Estudo sobre a substituição de armadura metálica por barras de GFRP em vigas de concreto armadas à flexão. [Dissertação, Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12770?show=full

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Dalfré, G. M., Alves, A., Mazzú, A. D. E., & Júnior, L. A. S. (2022). Protocolo de degradação acelerado de FRPs com sistema de aquecimento e aquisição de dados automático com uso da plataforma Arduíno. HOLOS, 7. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12489

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.