DUAS DÉCADAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

LUTAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.19257

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Professora aposentada do IFRN. Doutora em Educação, mestre em Letras, especialista em Proeja, pesquisadora do campo da EJA, do Ensino Médio. Professora e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), atuando na linha de formação docente para educação profissional e práxis pedagógica. Participa do Núcleo de Pesquisa em Educação do IFRN, do GT-18 (Pessoas Jovens e Adultas) da ANPED e da Cátedra Paulo Freire do Rio Grande do Norte.

Mariglei Severo Maraschin, CTISM

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria .

Ramon Marcelino Ribeiro Júnior, IFG

É professor da área de Educação em Ciências e Matemática do câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG). Doutor em Educação e Ciências e Matemática, Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou parte do sua investigação de doutorado no grupo Profesorado, Comunicación y Investigación Educativa da Faculdade de Educação (ProCIE) da Universidad de Málaga. É membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Nupec/UFG e do Fórum Goiano de EJA.

Vinícius Carvalho Lima, IFRJ

Professor de Sociologia do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduado e licenciado em Ciências Sociais (IFCS), especialista em Ensino de Sociologia (FE) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra a Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (PEDH/IFRJ) e como pesquisador, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação (GIPPEd) e o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez da Universidade de Brasília (Lélia/UnB). 

Referências

HENRIQUE. Ana Lúcia Sarmento; MARASCHIN, Mariglei Severo; MARCELINO, Ramon; LIMA, Vinícius Carvalho. Duas décadas da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional: lutas, resistências e desafios. [apresentação do Dossiê: Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas]. RBEPT, v. 2 n. 25 (2025). Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/issue/view/291. Acesso em: 20 nov. 2025.

Downloads

Publicado

03.12.2025

Como Citar

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; MARASCHIN, Mariglei Severo; JÚNIOR, Ramon Marcelino Ribeiro; LIMA, Vinícius Carvalho. DUAS DÉCADAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: LUTAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e19257, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.19257. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/19257. Acesso em: 3 dez. 2025.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>