Reflexões sobre a Busca Ativa na EJA-EPT (PROEJA):

aspectos políticos, teóricos e práticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18887

Palavras-chave:

Busca Ativa; EJA-EPT; PROEJA; IFSC.

Resumo

O trabalho objetiva analisar a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica a partir de um enfoque nas ações de Busca Ativa, apontando a importância de uma gestão comprometida com a oferta e com os recursos necessários para tal ação. O artigo propõe uma revisão bibliográfica com enfoque teórico e conceitual, e relato da experiência dos editais de fomento à Busca Ativa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), trazendo como resultados o fato de que, a despeito de todos os desafios enfrentados, a sistematização de uma estratégia de fomento à busca ativa para as ofertas de EJA na instituição mobiliza comunidade interna e externa, e traz resultados importantes para a consolidação da oferta.

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Biografia do Autor

Ivanir Ribeiro, Instituto Federal de Santa Catarina

Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, câmpus Florianópolis-Continente.

Kênia Mara Gaedtke, Instituto Federal de Santa Catarina

Cientista Social, Mestre e Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora de sociologia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Florianópolis.

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Publicado

30.10.2025

Como Citar

RIBEIRO, Ivanir; GAEDTKE, Kênia Mara. Reflexões sobre a Busca Ativa na EJA-EPT (PROEJA): : aspectos políticos, teóricos e práticos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18887, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18887. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18887. Acesso em: 31 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas