Um Estado do Conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional a partir do NAPNE/IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15579

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Necessidades Específicas, NAPNE, TEC NEP

Resumo

No âmbito da rede federal de ensino, a inclusão foi marcada pelo Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais na Rede Federal de Educação Tecnológica – TEC NEP. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, documental e bibliográfico, analisou a inclusão da pessoa com deficiência no IFRN, a partir das dissertações presentes no portal de seu Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – PPgEP, que tiveram o TEC NEP/NAPNE como lócus de pesquisa; a fim de compreender o interesse pela temática da inclusão e pelas políticas e programas que incentivam a ampliação da formação das pessoas com deficiência. Para tal, foi descrita a história de implantação do núcleo no IFRN, assim como suas ações para uma formação inclusiva.

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Biografia do Autor

Suênia Cavalcante Pereira Gonçalves, IFRN

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2015. Nesta instituição foi professora do curso de extensão "Leitura e produção textual" e bolsista pelo programa PIBIC no projeto: Literatura de multidão: A Potência dos Pobres na Literatura Brasileira Contemporânea (2013-2015). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Universidade Potiguar (UnP) em 2017. Em 2018 foi intérprete de Libras no Colégio Master (Natal); e de (2018-2019) professora de Língua Portuguesa no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER) em Natal-RN. Mestranda do PPGEP no IFRN, Campus Natal Central.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011 e é membro de outros grupos de pesquisa como o Observatório da Diversidade e o Núcleo de Pesquisas em Educação, ambos no IFRN. Compõe a comissão editoral da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - Mulheres e Letras (2011).

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Publicado

11/12/2023

Como Citar

CAVALCANTE PEREIRA GONÇALVES, Suênia; FERREIRA CAVALCANTE, Ilane. Um Estado do Conhecimento sobre a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional a partir do NAPNE/IFRN. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15579, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15579. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15579. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS