Identidade docente de professores dos Institutos Federais

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13826

Palavras-chave:

identidade docente, Institutos Federais, professor EBTT, revisão da literatura

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o processo de construção da identidade profissional do professor que atua nos Institutos Federais. O levantamento considerou dissertações e teses disponíveis no portal CAPES e artigos na plataforma SciELO publicados no período de 2008 até maio de 2021. Os resultados indicam convergência na compreensão da identidade docente como um construto dinâmico resultado de experiências pessoais, formativas e profissionais. Todavia, o objeto é tratado em diferentes perspectivas. Além disso, este artigo evidencia que pesquisas sobre a identidade do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ainda são incipientes o que denota a necessidade de estudos que auxiliem na compreensão dessa temática.

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Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Alves Costa, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2014). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Minas Gerias (2016) e professora de matemática na rede municipal de Contagem (2007).

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010)

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Publicado

30/08/2023

Como Citar

COSTA, Fernanda Rodrigues Alves; COELHO, Geide Rosa. Identidade docente de professores dos Institutos Federais: uma revisão de literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13826, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13826. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13826. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS