FORMAÇÃO DOCENTE E PNE (2014-2024): UMA ABORDAGEM INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4512

Palavras-chave:

Estado, Políticas Públicas, Formação de Professores, PNE

Resumo

O presente artigo insere-se nas discussões a respeito das políticas públicas voltadas para formação de professores da educação básica no Brasil. Nosso objetivo é analisar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) voltadas para formação de professores da educação básica. Nossa investigação é do tipo bibliográfica e documental e utiliza-se do método histórico-dialético. Consultamos autores como: Engels (1995) e Santos (1981). Os resultados evidenciam que das vinte metas do plano, quatro estão centradas na formação e valorização do professor da educação básica. Duas delas discorrem a respeito especificamente da formação inicial e continuada. Percebemos que as estratégias abrem espaço para investimento de caráter público na esfera privada, sobretudo no âmbito da formação inicial em licenciaturas.  Esse caráter evidencia a preocupação do Estado em servir aos interesses dos donos do capital, firmando assim a sua principal função ideológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Sarmento Henrique, IFRN

Campus EaD

Referências

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 14 dez. 2015.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 14 dez. 2015.

______. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 14 dez. 2015.

ENGELS, Friedrich. A Origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Bertrand Brasil, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 75-100.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O estado, o direito e a questão urbana. Disponível em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Estado_Direito_e_a_Questao_Urbana_RCCS9.PDF>. Acesso em: 11 mar. 2016.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. Disponível em: <http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/texto-4-polÍticas-pÚblicas-educacionais.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2015.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

Morais, J. K. C., & Henrique, A. L. S. (2017). FORMAÇÃO DOCENTE E PNE (2014-2024): UMA ABORDAGEM INICIAL. HOLOS, 8, 264–274. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4512

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.