EDITORIAL

Autores

  • José Yvan Pereira Leite
  • Dante Henrique Moura
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3279

Palavras-chave:

Educação, Educação Profissional, Juventude, EJA

Resumo

Editorial

 

O quarto volume da HOLOS nasce como estratégia do VII Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizado em Salvador, em 2014. O referido evento tinha entre um dos seus pontos de pauta o financiamento para os periódicos da área de educação.

Este periódico submeteu uma proposta para a publicação de um número especial constituindo-se em um dossiê com o tema Educação e Juventude. O Edital de âmbito nacional que regulamentou o Concurso nº 001/2014 – FUNAPE/UFG/MEC/SECADI é decorrente de convênio firmado entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, a Universidade Federal de Goiás e a Fundação de Apoio a Pesquisa, em parceria com a ANPEd,  cuja meta 2 é “Apoiar pesquisadores e docentes que tenham como foco de estudos e trabalho as temáticas relacionadas à educação como direito de todos e o enfrentamento às desigualdades”, sendo a Ação 2.1 – “Premiação de Periódicos Qualis B2, B3 e B4 da área de Educação, por meio da publicação de dossiês temáticos em 2014 e 2015”.

As discussões desenvolvidas nos artigos que constituem o dossiê não restringem o conceito de juventude ao critério etário, nem a um determinado grupo homogêneo, posto que este conceito assume especificidades em contextos históricos, sociais, econômicos e culturais distintos. Por isso, não se pode discutir a relação entre educação e juventude no nosso país de forma genérica, sem considerar as várias juventudes. Desse modo, os artigos discutem as diversas configurações da educação escolar às quais têm acesso os jovens da classe trabalhadora, abordando-se o tema a partir da educação básica e suas modalidades, especialmente a EJA e a educação profissional. 

O dossiê foi organizado em três blocos temáticos. O primeiro, constituído por quatro artigos, está voltado para discussões específicas sobre a condição juvenil. As análises estão centradas em categorias como identidades, representações, cultura e violência.

Os quatro artigos que constituem o segundo bloco discutem práticas pedagógicas voltadas para a integração curricular entre a educação básica e a educação profissional em cursos destinados aos jovens e adultos, tendo como referência a noção de formação humana integral.

O último bloco reúne artigos que tratam das políticas públicas educacionais destinadas às juventudes pertencentes aos segmentos mais populares da classe trabalhadora. Os artigos discutem questões como desistência, permanência, experiências educacionais desenvolvidas em espaço prisional, entre outras.

Este volume é publicado enquanto uma das atividades do “III Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, realizado em Natal-RN.

Agradecemos aos membros do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) no âmbito da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) pelo acolhimento, estratégias para a difusão e disposição para a criação de política para fomento dos periódicos. Em particular, à Martha Araújo (UFRN), Ivanilde Oliveira (UEPA) e Lélia Moraes (UFMA).  

Reforçarmos nosso reconhecimento aos autores por escolherem este veículo para a difusão das contribuições acadêmicas, aos avaliadores pela disponibilidade da revisão dos manuscritos e aos membros do conselho editorial pela manutenção do equilíbrio do periódico.

Enfim, compartilhamos a alegria de semear aos leitores o dossiê Educação e Juventude! 

À leitura,

 

Natal, 04 de agosto de 2015.

 

José Yvan Pereira Leite

Dante Henrique Moura

Olivia Morais de Medeiros Neta

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

03/08/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P., Moura, D. H., & Medeiros Neta, O. M. de. (2015). EDITORIAL. HOLOS, 4, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3279

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.