EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: OS DELINEAMENTOS NO PERÍODO 2008-2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9903

Palavras-chave:

Educação Superior, Expansão, IFPB.

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o processo de expansão da educação superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), verticalizando a análise em três dos seus maiores campi (João Pessoa, Campina Grande e Sousa). Para viabilizar a análise da temática foram utilizadas informações registradas em documentos oficiais do período 2008-2015 e dados disponíveis no sítio da instituição sobre o processo de expansão da Educação Superior. Conclui-se que o movimento de expansão do IFPB, em termos de ampliação no número de campi, proporcionou o alcance das metas estabelecidas nos três PDIs – de 2005, 2010 e 2015 –, viabilizando um crescimento de 600% no período de 2005-2015. Esse aumento do número de campi oportunizou a interiorização da rede de educação profissional e tecnológica na Paraíba. O movimento de expansão da graduação do IFPB, embora siga a lógica do novo padrão de modernização para a Educação Superior, incluso no novo paradigma de produção capitalista neoliberal que incentiva a adoção de mecanismos gerenciais e as parcerias com empresas privadas, contraditoriamente,  traz elementos de alcance social, pois a instituição permitiu uma ampliação substancial da oferta e da interiorização de cursos de Educação Superior em todo o estado da Paraíba para setores historicamente excluído desse nível educacional.

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Biografia do Autor

Antônio Cabral Neto, Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de educação.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: descentralização, politica educacional, gestão educacional e educação superior. Foi pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2003-2007 e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período de 2009 a 2013.

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Publicado

01/07/2020

Como Citar

Neto, A. C., & Araújo, M. S. V. de. (2020). EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: OS DELINEAMENTOS NO PERÍODO 2008-2015. HOLOS, 4, 1–21. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9903

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ARTIGOS

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