EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: OS DELINEAMENTOS NO PERÍODO 2008-2015
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.9903Palavras-chave:
Educação Superior, Expansão, IFPB.Resumo
O artigo tem por objetivo discutir o processo de expansão da educação superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), verticalizando a análise em três dos seus maiores campi (João Pessoa, Campina Grande e Sousa). Para viabilizar a análise da temática foram utilizadas informações registradas em documentos oficiais do período 2008-2015 e dados disponíveis no sítio da instituição sobre o processo de expansão da Educação Superior. Conclui-se que o movimento de expansão do IFPB, em termos de ampliação no número de campi, proporcionou o alcance das metas estabelecidas nos três PDIs – de 2005, 2010 e 2015 –, viabilizando um crescimento de 600% no período de 2005-2015. Esse aumento do número de campi oportunizou a interiorização da rede de educação profissional e tecnológica na Paraíba. O movimento de expansão da graduação do IFPB, embora siga a lógica do novo padrão de modernização para a Educação Superior, incluso no novo paradigma de produção capitalista neoliberal que incentiva a adoção de mecanismos gerenciais e as parcerias com empresas privadas, contraditoriamente, traz elementos de alcance social, pois a instituição permitiu uma ampliação substancial da oferta e da interiorização de cursos de Educação Superior em todo o estado da Paraíba para setores historicamente excluído desse nível educacional.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maize Sousa Virgolino de. Um estudo da expansão da educação superior no IFPB: desafios institucionais e alcance social. Tese de doutorado (Centro de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
ARNAUD, Ana Paula de Andrade Rocha. Um processo identitário docente e seu desdobramento no ensino-aprendizagem de história no IFPB de Sousa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Pão dos Ferros, 2018.
BENTIN, Priscila. O Ensino de Graduação nos Institutos Federais. In: ANOS, Malyta Brandão dos; RÔSAS, Gisele. As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Natal: IFRN, 2017.
BRASIL. Decreto nº. 7.566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. Coleções de Leis do Brasil. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 31 dez. 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.
BRASIL. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016|2022: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Brasília, DF. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Maize/Documents/PROJETO%20ATUAL%202016.1%20CABRAL%20MAIZE/2017%20novo%20projeto/2018%20Tese%20Capitulo%20I%20e%20II/Capitulo%20II%20da%20TESE/texto%20para%20as%20analises%20dos%20dados/16_03_2018_Estrategia_Nacional_de_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_2016_2022.pdf. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e dá outras providências. Diário Oficial da União de 30/12/2008. Brasília, 2008.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Demográfico: Diretoria de Pesquisas – DPE, Coordenação de População e Indicadores Sociais – COPIS, dados de 2010-2019, 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/sousa/panorama.
IFPB. PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES. 2017- Vigência- 2017-2027. Volumes I e II. Disponível em: LINK. Acesso em: 05 dez. 2018.
IFPB. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. Plano Pedagógico do Curso Técnico em Informática. Sousa: IFPB, 2016.
IFPB. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Vigência 2005 – 2010. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/transparencia/pdi. Acesso em: 01 ago. 2018.
IFPB. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Vigência 2010 – 2014. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/transparencia/pdi. Acesso em: 01 ago. 2018.
IFPB. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Vigência 2015 – 2019. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/institucional/planejamento-institucional/documentos-insitucionais/plano-de-desenvolvimento-institucional-2015_2019.pdf/view. Acesso em: 01 ago. 2018.
IFPB. Resolução ad Referendum nº 25, de 21 de junho de 2018. Dispõe sobre a aprovação da reformulação da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃOPROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR.
KERR, Clark. Os Usos da Universidade. Tradução de Débora Cândida Dias Soares. Fortaleza. Edições Universidade Federal do Ceará, 1982.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. Redefinições no papel do Estado: terceira via, novo desenvolvimentismo e as parcerias público-privadas na educação. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, Salvador, v 21, n.38, p 57-67, jul./ dez, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1015/972. Acesso em: 09 abr. 2019.
SALOMON, Maria Fernanda Barbato. SILVA, Carlos Educardo Sanches. A relação empresa-universidade como ferramenta estratégica a gestão de aprendizagem organizacional. GEPROS, gestão da produção, operações e sistemas. Ano 2, vol 4,jul-set/2007, p 11-22. Disponível em: file:///C:/Users/Maize/Desktop/drivers/165-114-2-PB%20(1).pdf. Acesso em 09 abr. 2019.