POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.4934Palavras-chave:
Políticas de Educação Superior, Políticas de Formação de professores, Pedagogia, Universidade, Formação de ProfessoresResumo
Fruto de pesquisa PIBIC – CNPq e vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, em parceria com o GIEPES da UNICAMP, o texto apresenta os resultados parciais dos impactos das políticas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos de dois campi da UNOESC. Coletou os dados com o encuestafacil.com e usou a metodologia qualitativa/quantitativa, baseada na análise de conteúdo, via Lawrence Bardin. Dos entrevistados, a maioria tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho. A minoria sugere mudanças, refletindo sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas de Educação e Estado Avaliador na América Latina: uma análise para além das avaliações externas. Madrid: REICE - Revista Ibero Americana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v.11, n.4, p. 77-91, out. 2013. disponível em: <http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol11num4/art5.pdf> Acesso em: 24 de ago. 2015.
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; TELLO, Cesar. Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 28, n. 100 Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf> Acesso em: 29 de nov. 2015.
Sites acessados:
UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/nova-turma-da-uniti-tem-inicio-em-capinzal Acesso em: 28 de novembro de 2015
UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/unoesc/conheca-unoesc-single/capinzal Acesso em: 28 de novembro de 2015
UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/unoesc/conheca-unoesc-single/campos-novos Acesso em: 28 de novembro de 2015
UNOESC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA. 2011