POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTES

Autores

  • MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE DA UNOESC - SC PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO PPGED DA URI - RS PESQUISADORA ASSOCIADA DO GIEPES UNICAMP
  • JOAO TOMAZ DOS SANTOS NETO UNOESC - SC

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.4934

Palavras-chave:

Políticas de Educação Superior, Políticas de Formação de professores, Pedagogia, Universidade, Formação de Professores

Resumo

Fruto de pesquisa PIBIC – CNPq e vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, em parceria com o GIEPES da UNICAMP, o texto apresenta os resultados parciais dos impactos das políticas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos de dois campi da UNOESC. Coletou os dados com o encuestafacil.com e usou a metodologia qualitativa/quantitativa, baseada na análise de conteúdo, via Lawrence Bardin. Dos entrevistados, a maioria tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho. A minoria sugere mudanças, refletindo sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE DA UNOESC - SC PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO PPGED DA URI - RS PESQUISADORA ASSOCIADA DO GIEPES UNICAMP

PEDAGOGA E HISTORIADORA. MESTRE E DOUTORA PELA FE DA UNICAMP . PÓS DOC EM CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DA UNICAMP

JOAO TOMAZ DOS SANTOS NETO, UNOESC - SC

Graduando em Psicologia da UNOESC - SC. Estudante Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da Região Sul - GEPPES SUL - UNOESC/UNICAMP. Membro da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES - UNOESC/UNICAMP. Docente de Teatro e Ator do Grupo Teatral Reminiscencias.

Referências

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas de Educação e Estado Avaliador na América Latina: uma análise para além das avaliações externas. Madrid: REICE - Revista Ibero Americana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v.11, n.4, p. 77-91, out. 2013. disponível em: <http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol11num4/art5.pdf> Acesso em: 24 de ago. 2015.

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; TELLO, Cesar. Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 28, n. 100 Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf> Acesso em: 29 de nov. 2015.

Sites acessados:

UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/nova-turma-da-uniti-tem-inicio-em-capinzal Acesso em: 28 de novembro de 2015

UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/unoesc/conheca-unoesc-single/capinzal Acesso em: 28 de novembro de 2015

UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/unoesc/conheca-unoesc-single/campos-novos Acesso em: 28 de novembro de 2015

UNOESC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA. 2011

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

ALMEIDA, M. D. L. P. D., & DOS SANTOS NETO, J. T. (2019). POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTES. HOLOS, 4, 1–8. https://doi.org/10.15628/holos.2019.4934

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.