POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTES

Auteurs

  • MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE DA UNOESC - SC PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO PPGED DA URI - RS PESQUISADORA ASSOCIADA DO GIEPES UNICAMP
  • JOAO TOMAZ DOS SANTOS NETO UNOESC - SC

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2019.4934

Mots-clés :

Políticas de Educação Superior, Políticas de Formação de professores, Pedagogia, Universidade, Formação de Professores

Résumé

Fruto de pesquisa PIBIC – CNPq e vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, em parceria com o GIEPES da UNICAMP, o texto apresenta os resultados parciais dos impactos das políticas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos de dois campi da UNOESC. Coletou os dados com o encuestafacil.com e usou a metodologia qualitativa/quantitativa, baseada na análise de conteúdo, via Lawrence Bardin. Dos entrevistados, a maioria tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho. A minoria sugere mudanças, refletindo sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE DA UNOESC - SC PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO PPGED DA URI - RS PESQUISADORA ASSOCIADA DO GIEPES UNICAMP

PEDAGOGA E HISTORIADORA. MESTRE E DOUTORA PELA FE DA UNICAMP . PÓS DOC EM CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DA UNICAMP

JOAO TOMAZ DOS SANTOS NETO, UNOESC - SC

Graduando em Psicologia da UNOESC - SC. Estudante Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da Região Sul - GEPPES SUL - UNOESC/UNICAMP. Membro da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES - UNOESC/UNICAMP. Docente de Teatro e Ator do Grupo Teatral Reminiscencias.

Références

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas de Educação e Estado Avaliador na América Latina: uma análise para além das avaliações externas. Madrid: REICE - Revista Ibero Americana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v.11, n.4, p. 77-91, out. 2013. disponível em: <http://www.rinace.net/reice/numeros/arts/vol11num4/art5.pdf> Acesso em: 24 de ago. 2015.

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; TELLO, Cesar. Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em Política Educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Campinas: Unicamp - Educação & Sociedade, v. 28, n. 100 Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf> Acesso em: 29 de nov. 2015.

Sites acessados:

UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/nova-turma-da-uniti-tem-inicio-em-capinzal Acesso em: 28 de novembro de 2015

UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/unoesc/conheca-unoesc-single/capinzal Acesso em: 28 de novembro de 2015

UNOESC. Disponível em: http://www.unoesc.edu.br/unoesc/conheca-unoesc-single/campos-novos Acesso em: 28 de novembro de 2015

UNOESC. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA. 2011

Téléchargements

Publiée

24/12/2019

Comment citer

ALMEIDA, M. D. L. P. D., & DOS SANTOS NETO, J. T. (2019). POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTES. HOLOS, 4, 1–8. https://doi.org/10.15628/holos.2019.4934

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.