FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6896

Keywords:

Formação docente, Alfabetização, Pratica pedagógica, Professor alfabetizador.

Abstract

Trata-se de uma revisão sistemática sobre a formação docente e prática pedagógica de professores alfabetizadores correspondendo ao período de 2010 a 1017. Foram utilizadas como base de dados o Portal Capes e BVS. Inclui-se neste estudo oito artigos sendo seis localizados no Portal Capes e dois no Portal BVS. Seu objetivo foi fazer um levantamento das pesquisas sobre a formação e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores na intenção de conhecer os avanços e lacunas a serem preenchidas neste campo do conhecimento. Detectou-se uma tendência de perspectivas teóricas sócia histórica com prevalência na teoria da linguagem de Bakhtin e o reconhecimento da necessidade de incluir aspectos da subjetividade nas pesquisas e formação de alfabetizadores. No entanto, a implicação do professor alfabetizador com o estudante proveniente de contextos de adversidade revela um campo ainda não investigado, o que sinaliza a necessidade de pesquisas empíricas que tenham esta temática como objeto de estudo.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Raquel Almeida, Universidade Católica de Brasília

Professora de Anos Iniciais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; Esperiencia Em Educação Superior como professora de Didática e políticas Públias UEG, Psicologia Geral Faculdade JK DF; Terapeuta em psicanálise Clínica consultório particular; Graduada e Pedagogia; Especialização em Psicopedagogia e Educação em e para os Direitos humanos pela UNB; Mestre e Doutoranda em psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Maria Aparecida Penso, Universidade Católica de Brasília

Professora titular e Coordenadora de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília; Pesquisadora da área de sistema familiar, educação e cultura.

References

ANDRADE, Ludmila Thomé de. (2010). Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente. Educ. Soc., Campinas, vol. 31, n. 110, pp. 179-197, Jan./Mar.

BELMIRO, Celia Abicalil; MACHADO, Maria Zélia Versiani; BAPTISTA; Mônica Correia. (2015) Tertúlia literária: construindo caminhos para a formação literária de professores alfabetizadores na universidade. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, pp. 97- 117, Jan./Abr.

BROTTO, Ivete Janice de Oliveira; SZYMANSKI, Maria Lidia Sica. (2013). Reflections about the Voices Contributing to the Constitution of the Literacy Teacher’s Professional Subjectivity. Bakhtiniana, São Paulo, v. 8, n. 1, pp. 235-254, Jan./Jun.

GARCIA, Wallisten Passos; PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. (2015). Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas. Psic. da Ed., São Paulo, v. 40, pp. 3-14, 1º sem.

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; MELIM, Ana Paula Gaspar. (2013). Vozes reveladas e reveladoras nas narrativas sobre a formação do professor alfabetizador no pibid. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.4, n.11, pp.98-112.

RELATÓRIO EDUCAÇÃO PARA TODOS NO BRASIL 2000-2015 (2014). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36039-relatorio-educacao-para-todos-no-brasil-2000-2015>.

SAVELI, Esméria de Lourdes. (2010). Ecologia de saberes: o diálogo entre a universidade e a alfabetização de adultos. Lectura y vida, pp. 68-77, mar.

SIGWALT, Carmen Sá Brito; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. (2012). Distintas Perspectivas do Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Escrita e a Formação do Alfabetizador. Interação Psicol., Curitiba, v. 16, n. 2, pp. 327-337, Jul./Dez.

ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; SOUZA Marilene Proença Rebello de. (2010). A dimensão criadora no trabalho docente: subsídios para a formação de professores alfabetizadores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.2, pp. 459-473, Maio/Ago.

Published

27/12/2019

How to Cite

Almeida, S. R., & Penso, M. A. (2019). FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZADORES NO CONTEXTO DE PESQUISA. HOLOS, 7, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6896

Issue

Section

ARTIGOS

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.