A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO DO PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO) NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CARAÚBAS-RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.5273Palavras-chave:
Política pública educacional, ProInfo, Formação docente, Tecnologia da Informação, Comunicação (TIC)Resumo
O estudo discute o Programa Nacional de Tecnologia educacional (ProInfo), o qual atua na pretensão de promover o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar. Tem por objetivo analisar o processo de implementação da do ProInfo no município de Caraúbas/RN. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico. Seu embasamento teórico está centrado nas concepções de políticas públicas, em Rua (2012) e Frey (2000), bem como no Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o ProInfo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação, para conhecer o processo de implementação do ProInfo nas escolas desse município, Esta pesquisa possibilitou-nos perceber que a democratização desses recursos, durante a atuação do programa na localidade, foi insuficiente para atender a demanda do ensino. Entende-se que a ineficácia do programa na sua descontinuidade, dificulta o apoio gerado para a formação docente envolvendo as tecnologias educacionais. No entanto, a partir da literatura e entrevistas que o uso das tecnologias no âmbito pedagógico, apesar de tênue, contribui para que os sujeitos se articulem nas dinâmicas sociais contemporâneas.Downloads
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