OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO NO PROEJA-FIC/FUNDAMENTAL: LIMITES E ALCANCES DE UM CURSO DESENVOLVIDO EM ESPAÇO PRISIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3196

Palavras-chave:

PROEJA, EJA, Educação em Prisões, Integração, Formação Humana

Resumo

Este artigo é um recorte temático da nossa Dissertação de Mestrado em Educação. Tem como objetivo analisar os sentidos da integração de um curso FIC vinculado ao PROEJA FIC/FUNDAMENTAL, ofertado pelo IFRN campus Mossoró em espaço prisional, considerando a abrangência desse Programa, seus limites e alcances. As técnicas de pesquisa desenvolvidas foram a análise documental, a aplicação de questionário, a realização de grupo focal e a observação in loco, adotando-se por dimensões de análises a integração curricular, elevação de escolaridade e formação humana integral. Apesar de o PROEJA abranger a integração da educação profissional à educação básica, neste estudo, a análise concentra-se na integração entre cursos FIC e EJA nos anos finais do ensino fundamental. O artigo evidencia aspectos relevantes acerca dos pressupostos imbricados nas possibilidades de integração entre EJA, Cursos FIC ou Qualificação Profissional e educação em prisões e na efetivação do PROEJA FIC/FUNDAMENTAL como parte de uma política social de inclusão emancipatória, conforme declaração oficial.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Pascoal Diniz, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestre em Educação pela UFRN, Licenciada em Pedagogia pela UFRN e em Letras pela FFM - Patos Pb, com Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é Pedagoga técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN e também atua como professora da educação básica na modalidade EJA, na Rede Municipal de Ensino do município de Natal RN. Tem experiência na educação nas redes pública e/ou privada, com atuação docente na educação básica há cerca de vinte anos (nos ensinos fundamental e médio); no ensino superior e na educação profissional, como coordenadora pedagógica e na gestão. Considerável participação em eventos científicos que teve início com as atividades realizadas como bolsista de iniciação científica, credenciada pela CAPES, com algumas publicações acadêmico-científicas relevantes.

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Publicado

03/08/2015

Como Citar

Diniz, A. L. P., & Moura, D. H. (2015). OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO NO PROEJA-FIC/FUNDAMENTAL: LIMITES E ALCANCES DE UM CURSO DESENVOLVIDO EM ESPAÇO PRISIONAL. HOLOS, 4, 130–150. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3196

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