INDICADORES PARA A QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: HORIZONTES E ADVERSIDADES

Autores

  • Márcio Adriano Azevedo
  • Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Sônia Cristina Ferreira Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Maria Aparecida de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2523

Palavras-chave:

Indicadores sociais, educação e diversidade, educação de jovens e adultos, qualidade social.

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com fomento do edital universal 2011 do CNPq, visando à construção de indicadores da qualidade educativa para a educação de jovens e adultos no contexto da diversidade, tendo como parâmetro os índices e os indicadores oficiais, bem como aqueles decorrentes das ofertas dos sistemas oficiais de educação – estado e municípios –, além dos programas e projetos desenvolvidos em espaços escolares e não escolares, em municípios da Região do Mato Grande norte-rio-grandense. Para a realização dos estudos, adotamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, como a revisão bibliográfica, consulta em banco de dados oficiais, como o IBGE, análise documental, produção de fotografias, notas de campo e aplicação de questionário aberto junto às Secretarias Municipais de Educação de alguns municípios da região do Mato Grande que trabalham com a EJA. Em que pese reconhecer os avanços, como a ampliação das ofertas e a implementação de programas e projetos, como o Brasil Alfabetizado, os índices e os indicadores da investigação mostram que as iniciativas governamentais e não governamentais voltadas para a EJA no Brasil e na região do Mato Grande ainda não promovem os resultados esperados, sendo muitas vezes descontínuas e tendo o caráter compensatório. A realização da pesquisa permitiu, assim, a produção do conhecimento acerca da construção de indicadores sociais para a educação de jovens e adultos em espaços escolares e não escolares diversos, além de ter instigado a reflexividade em torno dos desafios e das possibilidades para vislumbrarmos a qualidade social da educação como um princípio de direito que deve ser garantido pelo Estado brasileiro, tema que vem permeando intensa e tensamente os debates na atual agenda da política educacional.

 

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Biografia do Autor

Márcio Adriano Azevedo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestrado em Educação (UFRN); Especialista em Processos Educacionais (UFRN) e graduado em Pedagogia (UFRN). Desenvolve estudos e pesquisas sobre avaliação de políticas públicas, Política e Gestão da educação, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos no contexto da diversidade. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN/Campus - Natal, atuando na área de políticas de educação profissional e formação docente.

Andrezza Maria B. do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Pós-doutora em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Doutora em Educação pela UFRN. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN. 

Sônia Cristina Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Doutora em Educação pela UFRN. Professora e coordenadora-geral da Pós-graduação lato sensu do PROJOVEMCAMPO – Saberes da Terra, em desenvolvimento no IFRN.

Maria Aparecida de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutora em Educação pela USP e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

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Publicado

08/02/2015

Como Citar

Azevedo, M. A., Tavares, A. M. B. do N., Maia, S. C. F., & Queiroz, M. A. de. (2015). INDICADORES PARA A QUALIDADE SOCIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE: HORIZONTES E ADVERSIDADES. HOLOS, 6, 175–189. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2523

Edição

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