O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2468Palavras-chave:
formação de professores, educação física, educação especial, saberes docentesResumo
Esta investigação objetivou analisar o processo de construção dos saberes docentes de professores de Educação Física atuantes em escolas de Educação Especial. O estudo caracterizou-se como qualitativo descritivo e estudo de casos múltiplos. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Concluiu-se que: a) A formação inicial dos professores estudados não ofereceu subsídios suficientes para a atuação em escolas de Educação Especial; b) A prática diária nas aulas contribuiu para a construção dos saberes docentes; c) Apenas um professor investe na sua formação continuada; e, d) Os professores aprenderam a docência com os alunos com deficiência a partir de seus saberes experienciais.
Downloads
Referências
Alarcão, I. (2004). Do olhar supervisivo ao olhar sobre supervisão. In I. Alarcão. Supervisão pedagógica: princípios e práticas (pp.11-53). Campinas, SP: Papirus.
Barbin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bernardi, A. P., & Krug, H. N. (2008). Saberes docentes e a organização didático-pedagógica da Educação Física na educação infantil. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 7(2), 85-101.
Betti, M., & Zuliani, L.R. (2002). Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, I(1) 73-81.
Candau, V. M. F. (1996). A formação continuada de professores: tendências atuais. In A. M. R. Reali & M. G. N. Mizukami (Orgs.). Formação de professores: tendências atuais (pp. 139-152 ). São Carlos: EDUFSCar.
Caparroz, F. E. (2005). Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola: a Educação Física como componente curricular. Campinas, SP: Autores Associados.
Carreiro da Costa, F. A. A. (1994). A formação de professores: objetivos, conteúdos e estratégias. Revista da Educação Física/UEM, 5(1), 26-39.
Cauduro, M. T. (Org.) (2004). Investigação em Educação Física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo, RS: Feevale.
Flores, P. P. (2012). Formação inicial de professores de Educação Física: o Estágio Curricular Supervisionado em contexto escolar inclusivo (Monografia). Faculdade de Educação Física, UFSM, Santa Maria.
Freire, P. (1999). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
García, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Brasil. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.
Luckesi, C. C. (1996). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos, proposições. 3. ed. São Paulo: Cortez.
Malaco, L. H. (2006). Formação de educadores: educação, currículo e competência profissional. Revista Unifieo, V(9), 57-60.
Marques, M. N. (2011). Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física Escolar (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, UFSM, Santa Maria.
Moreira, E. C. (2004). Educação Física Escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Fontoura.
Negrine, A. (1995). Aprendizagem e desenvolvimento infantil – psicomotricidade: alternativas pedagógicas. Porto Alegre: Prodil.
Pimenta, S. G. (2002). Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez.
Silva, A. R., & Krug, H. N. (2010). Aprendendo a ser professor: a dinâmica da trajetória formativa que tece as concepções da formação profissional na Educação Física. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, 14(140), 1-6.
Silva, M. O. E. (2000). A análise de necessidades de formação na formação contínua de professores: uma análise para a integração escolar (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, USP, São Paulo.
Soler, R. (2003). Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint.
Tardif, M. (2002). Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Tavares, J. E. B., & Krug, H. N. (2003). Formação do profissional em Educação Física: um olhar para o processo de inclusão e inserção social. Revista Cadernos de Educação Especial, (21), 39-51.
Tedesco, J. C. (1998). O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática.
Teixeira, D., & Teixeira, R. T. S. (2009). Projetos de extensão: contribuições na formação inicial. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Salvador: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.