COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DO COFFEA CANEPHORA L. NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.3064

Palavras-chave:

Café conilon, Relações Ambientais, Analise Fenotípica

Resumo

A agricultura no Brasil é atividade com grande impacto na balança comercial. A cafeicultura constitui-se em uma das atividades que mais contribuem para o equilíbrio das exportações brasileiras. Os produtores de café buscam adequar-se a nova realidade do mercado, o qual vem exigindo atenção a aspectos relacionados à responsabilidade ambiental dos empreendimentos. Neste sentido há grande preocupação para obter a eficiência do uso da água e manutenção dos altos níveis de produtividade das lavouras. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho: Realizar a caracterização da estrutura e funcionalidade hidráulica em amostras coletadas no campo experimental e realizar a avaliação adaptativa da variedade à região, visando uma utilização mais adequada da espécie em estudo. A técnica mostrou-se eficiente para ser usada na estimativa acurada desses parâmetros em plantas de café conilon.  De modo geral, concluiu-se que o clone do cafeeiro conilon (Variedade Vitória 2 Precoce) não apresentou grandes variações fenotípicas, indicando que as plantas estão apresentando o mesmo comportamento adaptativo no ambiente estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Angelim Silva Neto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente cursa doutorado no Departamento de Energia Nuclear da UFPE, na área de Física do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade e interação de metais pesados em solos, curva de retenção da água no solo, caracterização do solo, evapotranspiração, transpiração e fluxo de seiva em Coffea canephora, caracterização hidráulica em variedades de café conilon. Quero sempre buscar o desenvolvimento e capacitação na área agronômica, promovendo meu crescimento profissional e pessoal. Contribuindo juntamente com toda a equipe, para que a performace do projeto no qual estiver atuando, seja cada vez maior.

Carlos Alexandre Barros de Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

É Licenciado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), é Mestre em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), na área de concentração de Engenharia de Reatores Nucleares, é Doutor pelo Departamento de Energia Nuclear, da Universidade Federal de Pernambuco (2012), na área de concentração de Física do Solo, com ênfase em Instrumentação Agrometeorológica, e finalizou, em 2014, um Pós-Doutorado pelo Programa Ciência Sem Fronteira pela CAPES, com o título: Quantificação da microestrutura nas Geociências, usando alta resolução Raios-X Tomografia Computadorizada. Tem experiência na área de educação, lecionando Física, Matemática, Estatística e Biofísica, e na área de pesquisa com ênfase em Engenharia de Reatores Nucleares, Análise Numérica, Instrumentação Agrometeorológica, Física do Solo e Tomografia Computadorizada de Raio-X. Foi Professor Substituto da UFPE em dois momentos, no primeiro atuando no Núcleo de Biologia da UFPE, no Campus de Vitória de Santo Antão, onde lecionou as disciplinas de Biofísica, Matemática e Introdução à Física, para os Cursos de Enfermagem, Biomedicina e Ciências Biológicas, e o segundo momento no Centro Acadêmico do Agreste, onde lecionou Introdução à Física, Fundamentos da Física I e II, para os Cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática. Ministrou aulas no Centro Acadêmico Maurício de Nassau (UNINASSAU) onde lecionou as seguintes disciplinas: Física Geral e Experimental, Mecânica Básica, Eletricidade e Magnetismo, Fundamentos da Termodinâmica e Física Experimental, no Ciclo Básico das Engenharias; Cálculo 1, nos Cursos de Farmácia e Biomedicina; Matemática Aplicada, Pesquisa Operacional e Álgebra Linear, nos Cursos de Sistema da Informação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet. Atualmente é Professor Efetivo no IFRN - Macau.

Iane Andrade de Oliveira, DeVry Brasil - FBV

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003) é Especialista em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), Mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Doutorado em Tecnologia Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) na área de concentração de Aplicação de Radioisótopos no Meio Ambiente e Agricultura com ênfase em Mudança no Clima Urbano e Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) CAPES/FACEPE (2014) na área de Radiatividade Ambiental. Tem experiência na área de educação, lecionando: Geografia, Metodologia Científica, Estatística e Agrometeorologia. Na área de pesquisa com ênfase em Recursos Naturais e Mudanças Climaticas, Física do solo, Instrumentação Agrometeorológica e Radioatividade Ambiental e Ciência do Ambiente. Foi professora de Metodologia do ensino de Geografia e História no curso de Pedagogia na UNAVIDA/UVA ?Campina Grande/PB; Ministrou aulas na Faculdade Joaquim Nabuco nos cursos de Turismo nas disciplinas de Metodologia da Ciência e Estatística e no curso de Ciências Contábeis as disciplinas de Metodologia da Ciência e Métodos Quantitativos e Aplicados. Professora convidada na Autarquia de Belo Jardim para ministrar disciplina de Geografia das Populações no curso de Especialização de Geografia e novas Tecnologias. Foi professora substituta no IFPE campus de Vitoria de Santo Antão, ministrando geografia nos cursos Técnicos de Agropecuária e Agroindústria e a disciplina de Agrometeorologia no curso de Engenharia Agronômica.

Cassio José da Silva, UNINASSAU


Atualmente cursando o curso de engenharia civil (4 período) Auxilia na condução e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado, e práticas laboratoriais e de campo do grupo de pesquisa de Física dos Solos - DEN da Universidade Federal de Pernambuco. Com experiência profissional em instalação de tensiometros e tanque classe A, montagem de coluna de solo e lisímetro. Atuando principalmente em ensaios de granulometria e textura, curva de retenção e condutividade saturada, ensaios de infiltração. Atuando também como técnico de laboratório da UNINASSAU, auxiliando nas aula de física experimental, com experiência em montagem de aulas e aferição de equipamentos de alta precisão, tais como: paquímetro, micrômetro, balança eletrônica, plano inclinado, entre outros. Conhecimento em estequiometria para preparo de soluções químicas em aulas de laboratório de química experimental,e também atua em laboratório de topografia e metrologia.

Referências

FERRÃO, R.G.; FONSECA, A.F.A.; BRAGANÇA, S.M.; FERRÃO, M.A.G.; MUNER, L.H.2007. Café CONILON. Vitória: Incaper, 702 p.: il.

BERNARDO, S. 1995. Manual de irrigação. 6. ed. Viçosa: Imprensa Universitária, 657p.

INCAPER EM REVISTA. Café Sustentável. Informativo Especial do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Ano 1, n. 1, Jan/Dez, 2010, Vitória/ES. Disponível em: <http://incaper.web407.uni5.net/revista.php?idcap=977>. Acesso em: 14 de jun. 2011.

SMITH, W.; DESJARDINS, R.; GRANT, B. Some perspectives on agricultural GHG mitigation and adaptation strategies with respect to the impact of climate change-variability in vulnerable areas. In: SYMPOSIUM ON CLIMATE CHANGE AND VARIABILITY: Agro-meteorological monitoring and coping strategies for agriculture. 2008, Oscarsborg, Norway. Abstracts… Oscarsborg: WMO, 2008. p.44.

CINTRA, F. L. D.; LIBARDI, P. L.; SAAD, A. M., Balanço hídrico no solo para porta-enxertos de citrus em ecossistema de tabuleiro costeiro. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.4, n1, p. 23-28, 2000, Campina Grande, PB, DEAg/UFPB.

CRUZ, C. D.; CARNEIRO, P. C. S. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento de plantas. Viçosa, MG: UFV, v. 2. 2003. 585 p.

EMPRESA PERNAMBUCANA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – IPA. Introdução e Seleção de Clones e Variedades de Cafeeiro Conilon (Coffea canephora) Pierre ex Froehner, na Zona da Mata de Pernambuco. Relatório de Pesquisa, Período: Abril/2006 a Maio/2010. Estação Experimental Lauro Ramos Bezerra, Serra Talhada, 14 pag., 2010.

ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO, 1998. (Irrigation and Drainage, 56).

VILLA NOVA, N. A.; FAVARIN, J. L.; ANGELOCCI, L. R.; DOUTORADO NETO, D. Estimativa do coeficiente de cultura do cafeeiro em função de variáveis climatológicas e fitotécnicas. Bragantia, Campinas, v. 61, n. 1, p. 81-88, 2002.

WILCOX, D.; DOVE, B.; MCDAVID, D.; GREER, D. 2002. Image Tool. University of Texas Health Science Center. San Antonio. Texas.

PARTELLI, L. F.; VIEIRA, H. D.; DETMANN, E.; CAMPOSTRINI, E. Estimativa da área foliar do cafeeiro conilon a partir do comprimento da folhar. Revista Ceres, ano 53, vol. 306, p. 204-210, 2006.

STATSOFT, Inc. (2004) STATISTICA for Windows. Tulsa.

JOHANSEN, D.A. 1940. Plant Microtechnique. McGraw Hill Book Co. Inc., New York.

KRAUS, J.E.; ARDUIN, M. 1997. Manual básico de métodos em morfologia vegetal. Seropédica. RJ: EDUR.

KRAUTER, D. (1985) Erfahrungen mit Etzolds FSA-Färbung für pflanzenschnitte. Mikrokosmos 74:231-233.

SELLIN, A.; ROHEJARV, A.; RAHI, M. 2008. Distribution of vessel size, vessel density and xylem conducting efficiency within a crown of silver birch (Betula pendula). Trees 22:205–216.

SPERRY, J.S.; NICOLS, K.L.; SULLIVAN, J.E.M.; EASTLACK, SE. 1994. Xylem embolism in porous, diffuse-porous and coniferous trees ring in Utah and interior of northem Alasca. Ecologia 75: 1736-1752.

KOLB, K.J.; SPERRY, J.S. Transport constraints on water use by the Great Basin shrub, Artemisia Tridentata. Departament of Biology, University of Utah, Salt Lake City, UT 84112, USA. Plant, Cell and Environment (1999) 22, 925-935.

CALKIN, H. W.; GIBSON, A. C.; NOBEL, P. S. (1986) Biophysical model of xylem conductance in tracheids of the fern Pteris vittata. Journal of Experimental Botany 37 : 1054-1064.

MARIN, F.R. Evapotranspiração e transpiração máxima em cafezal adensado. Tese (doutorado). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2003.

VOLTAN, R.B.Q. et al. Variação na anatomia foliar de cafeeiros submetidos a diferentes intensidades luminosas. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, São Carlos, v.4, n.2, p.99-105, 1992.

DAUZAT J.; RAPIDEL B.; BERGER A. 2001. Simulation of leaf transpiration and sap flow in virtual plants: model description an application to a coffea platation in Costa Rica. Agricultural an Forest Meteorology, 109, 143-160.

SILVA NETO, J. A. Evapotranspiração, transpiração, fluxo de seiva e funcionalidade hidráulica de COFFEA CANEPHORA L.. Dissertação de Mestrado. Departamento de Energia Nuclear – UFPE, Recife, 2011.

Downloads

Publicado

09/05/2017

Como Citar

Silva Neto, J. A., Almeida, C. A. B. de, Oliveira, I. A. de, & Silva, C. J. da. (2017). COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DO COFFEA CANEPHORA L. NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA. HOLOS, 8, 125–134. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3064

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.