O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.1588Resumo
Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o alvo de uma pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência, na contemporaneidade, tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A partir das respostas dos questionários aplicados a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes da ação pedagógica, estão presentes nas práticas docentes, sendo que um dos interlocutores utilizados é o livro didático onde os saberes estatísticos são mobilizados pelos docentes do Ensino Médio.Downloads
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