O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alessandra de Abreu Corrêa Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1588

Resumo

Os saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística constituíram o alvo de uma pesquisa cujos resultados são apresentados neste artigo. Entendeu-se que os estudos acerca da formação docente ou da constituição da docência, na contemporaneidade, tendem a secundarizar o papel das práticas dos professores, negligenciando os saberes produzidos. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. A partir das respostas dos questionários aplicados a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes da ação pedagógica, estão presentes nas práticas docentes, sendo que um dos interlocutores utilizados é o livro didático onde os saberes estatísticos são mobilizados pelos docentes do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Alessandra de Abreu Corrêa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda e mestre em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Professora do Departamento de Ciências da Terra e Exatas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missôes - URI.

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS

Pós-doutorado em enseñanza de las ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em engenharia, na área de metrologia e instrumentação. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

23/04/2015

Como Citar

Corrêa, A. de A., & Rocha Filho, J. B. da. (2015). O LIVRO DIDÁTICO COMO INTERLOCUTOR NO ENSINO DA ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO. HOLOS, 2, 273–285. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1588

Edição

Seção

ARTIGOS

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