UM UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18428Palavras-chave:
literatura, educação literária, sistema educativo angolano, didáticaResumo
A educação literária é uma metodologia que visa dotar os indivíduos de um conhecimento de códigos, símbolos e estilemos que os ajudem a ler textos literários e a formarem-se como leitores. Este estudo analisa sua presença no sistema educativo angolano, focando-se no Programa de Língua Portuguesa do I Ciclo do Ensino Secundário (7ª a 9ª classes) e no Programa de Didática da Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla. Conclui-se que, embora os textos literários sejam reconhecidos pelo seu valor ético e estético, a designação "educação literária" não aparece explicitamente nesses programas; além disso, não sugerem leituras ou práticas pedagógicas que incentivem a formação de leitores ou capacitem futuros professores para a mediação literária. O artigo propõe recomendações para a valorização da educação literária na escola e na formação de professores.
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