UM UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18428

Palavras-chave:

literatura, educação literária, sistema educativo angolano, didática

Resumo

A educação literária é uma metodologia que visa dotar os indivíduos de um conhecimento de códigos, símbolos e estilemos que os ajudem a ler textos literários e a formarem-se como leitores. Este estudo analisa sua presença no sistema educativo angolano, focando-se no Programa de Língua Portuguesa do I Ciclo do Ensino Secundário (7ª a 9ª classes) e no Programa de Didática da Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla. Conclui-se que, embora os textos literários sejam reconhecidos pelo seu valor ético e estético, a designação "educação literária" não aparece explicitamente nesses programas; além disso, não sugerem leituras ou práticas pedagógicas que incentivem a formação de leitores ou capacitem futuros professores para a mediação literária. O artigo propõe recomendações para a valorização da educação literária na escola e na formação de professores.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorivaldo Zua, Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla

Dorivaldo Alfredo Zua é natural de Luanda, Angola; doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho; mestre em Metodologia de Ensino de Línguas, área de especialização em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda), em cooperação com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal; licenciado em Ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla); é professor no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, Angola, onde lecciona unidades curriculares ligadas à Didática da Língua Portuguesa, educação literária e orienta Estágio Profissional Supervisionado. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Interessa-se em pesquisas ligadas à Sociolinguística, Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Educação Literária na Escola.

Referências

Azevedo, F. & Neves, L. M. (2024). O poder da educação literária: formando leitores críticos e cidadãos transformadores – uma entrevista com o professor Fernando Azevedo. Devir Educação, 8(1), e–984. Disponível em: https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.984. Acesso em: 25 nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.984

Azevedo, F. (2006). Literatura infantil e leitores. Da teoria às práticas. Universidade do Minho

Balça, Ângela (2023). Educação literária na escola. Antares, v. 15, n. 36, pp. 1-21. Disponível em http://dx.doi.org/10.18226/19844921.v15.n36.12. Acesso em: 12 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.18226/19844921.v15.n36.12

Cândido, A. (2011). Vários escritos. 5ª ed. Ouro sobre Azul.

Constituição da República de Angola (2010). Diário da República n.º 23 – I Série. Assembleia Nacional.

Dionísio, M. de L. (2004). Literatura e escolarização. A construção do leitor cosmopolita. Palavras, 25, pp. 67-74. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8586/1/Literatura%20e%20escolariza%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 02 dez. 2024.

Evangelista, E. da S., & Coutinho, I. V. B. F. (2020). Literatura e escola: outras centralidades no universo da formação do leitor literário. Travessias, 14(3), e25517. https://doi.org/10.48075/rt.v14i3.25517 DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v14i3.25517

INIDE (2019). Planos de Estudos dos Subsistemas de Ensino Sob Tutela do Ministério da Educação. Ministério da Educação.

INIDE (2019). Programas de Língua Portuguesa – 7ª, 8ª e 9ª Classes. Editora Moderna.

ISCED-Huíla (2024). Programa de Didáctica da Língua Portuguesa. ISCED-Huíla.

Lei n.º 32/20, de 12 de Agosto de 2020. Diário da República n.º 123 – I Série. Assembleia Nacional - Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino.

Lomas, C. (2006). Literatura: a educação literária. Em Lomas, C. O valor das palavras (II). Gramática, literatura e cultura de massas na aula (pp. 73-88). Edições ASA.

Machado, A. M. (2002). Lectura, escuela y creación literaria. Anaya.

Medeiros, A. R. P. (2024). A formação do leitor literário através da prática sistemática da leitura nas aulas de língua portuguesa. Revista FT, 28(139), 01-02. doi: 10.69849/revistaft/ni10202410311401 DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/ni10202410311401

Ntoulia, A. (2022). Through the lens of literature: the contribution of literature to the cultivation of intercultural empathy by exploring the other's cultural perspective to bridge distances. International Journal of Social Science and Human Research, 05(04). https://doi.org/10.47191/ijsshr/v5-i4-44 DOI: https://doi.org/10.47191/ijsshr/v5-i4-44

Roig Rechou, B-A (2013). Educacíon literaria e literatura infantil e xuvenil. Tropelias & Companhia.

Sepúlveda, L. (1993). O velho que lia romances de amor. Coleção miniatura. Porto Editora.

Publicado

11/07/2025

Como Citar

Zua, D. (2025). UM UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO SISTEMA EDUCATIVO ANGOLANO . HOLOS, 1(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18428

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.