A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FERNANDO DE NORONHA

REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.17428

Palavras-chave:

Educação ambiental, Fernando de Noronha, Brasil., Environmental education, Fernando de Noronha, Brasil.

Resumo

Com a criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha em 1988, a comunidade local precisou adaptar-se às novas regulamentações e conciliar o desafio da sustentabilidade em aliar de forma harmônica a atividade turística e a preservação dos recursos naturais. Este estudo tem o objetivo de investigar a evolução e a situação atual da educação ambiental em Fernando de Noronha. Trata-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e observação participativa. Os resultados da pesquisa indicam que a educação ambiental tem sido uma grande ferramenta na conscientização e formação, principalmente sobre os cuidados ambientais e práticas sustentáveis que a comunidade aprende, assimila e consequentemente transmite aos turistas e novos residentes. No entanto, enfrenta desafios significativos, como a pressão do turismo. Precisa fortalecer parcerias locais e internacionais, incluir estratégias para lidar com os impactos das mudanças climáticas e criar uma Política Distrital de Educação Ambiental, entre outras ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle de Almeida Lima, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Turismo pela Universidade de Aveiro/UA; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; Bacharela em Administração de Empresas, pela Universidade de Pernambuco/UPE; Bacharela em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP

Referências

Administração do Distrito Estadual de Fernando De Noronha (ADEFN). (2005). Pesquisa de opinião da comunidade noronhense - 2004. Fernando de Noronha, PE.

Administração do Distrito Estadual de Fernando De Noronha (ADEFN). (2018). Decreto Distrital Nº 002, de 12 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a proibição de entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares no Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

Ambiens Sociedade Cooperativa. (2013). Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável - PDITS Pólo Costa dos Arrecifes. Curitiba, PR.

Brasil. (1999). Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

Carvalho, I. C. M. (2006). Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, SP: Cortez.

Cooper, C., Fletcher, J., Gilbert, D., Wanhill, S., & Fyall, A. (2007). Turismo: princípios e práticas. Bookman.

Campos, H. C. S.; Carvalho, E. T. de; Leão, M. F. (2024). O revisitar da interpretação ambiental e educação ambiental para além de uma revisão bibliográfica. GEOGRAFIA: Ambiente, Educação e Sociedades – GeoAmbES, 1 (5), 87-105.

Carson, R. (2010). Primavera Silenciosa. São Paulo, SP: Gaia.

Connett, P. (2013). The zero waste solution: Untrashing the planet one community at a time. Chelsea Green Publishing.

Dencker, A. de F. M. (2000). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo (4ª ed.). São Paulo, SP: Futura.

Dias, G. F. (2004). Educação ambiental: Princípios e práticas. São Paulo, SP: Gaia.

Elabore Assessoria Estratégica em Meio Ambiente. (2007). Estudo e determinação da capacidade de suporte e seus indicadores de sustentabilidade com vistas à implantação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do arquipélago de Fernando de Noronha (Produtos 01 e 02). Brasília, DF.

Elabore Assessoria Estratégica em Meio Ambiente. (2008). Estudo e determinação da capacidade de suporte e seus indicadores de sustentabilidade com vistas à implantação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do arquipélago de Fernando de Noronha (Produtos 03 e 04). Brasília, DF.

Engeconsult Consultores Técnicos Ltda. (2011). Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos de Fernando de Noronha. Recife, PE.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Goldenberg, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais (11ª ed.). Rio de Janeiro, RJ: Record.

Lima, L.P.Q., Neto, L.D., Holanda, L.A. (2018). Programa de Ecoturismo e Educação Ambiental do Projeto TAMAR - Fernando de Noronha: uma análise de 2013 a 2016. Revista Brasileira de Ecoturismo, 11(1), 47-60.

Indústrias Criativas. (2008). Pernambuco para o mundo: Plano estratégico de turismo de Pernambuco – PETP. São Paulo, SP.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Pró-Natura (FUNATURA). (1990) Plano de manejo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). (2011). Noronha +20: Programa de sustentabilidade para o Arquipélago de Fernando de Noronha. Brasília, DF.

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC). (2001). Plano de gestão do arquipélago de Fernando de Noronha, ecoturismo e desenvolvimento sustentável – fase 2 e 3 (Capacidade de Suporte). Recife, PE.

Irving, M. de A. (2002). Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo, SP: Futura.

Kirchherr, J., Reike, D., & Hekkert, M. (2017). Conceptualizing the circular economy. An analysis of 114 definitions. Resources, Conservation and Recycling, 127, 221-232. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2017.09.005

Leff, Enrique (2002). Epistemologia Ambiental (3 ed.). São Paulo, SP: Cortez.

Lima, M. de A. (2014). Análise da gestão de resíduos sólidos do destino turístico Fernando de Noronha (Pernambuco, Brasil) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Malungo Projetos Com Propósito. (2013). Plano de desenvolvimento turístico de Fernando de Noronha. Recife, PE.

Melazo, G. C. (2005). Percepção ambiental e educação ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientais no espaço urbano. Olhares & trilhas, 6(6), 45-51.

Sena, L. M., Garla, R. C., & Andrade, D. F. de. (2013). Formação continuada de professores em educação ambiental: proposta metodológica utiliza em Fernando de Noronha, PE. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3560

Sorrentino, M. (2005). Educação ambiental como política pública. Educação & Sociedade, 26(92), 723-744.

Swarbrooke, J. (2000). Turismo sustentável: meio ambiente e economia. (v. 2., 3ª ed.). São Paulo, SP: Aleph.

Tetraplan Consultoria e Planejamento. (2005). Plano de manejo da Área de Proteção Ambiental APA Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo. Brasília, DF.

Publicado

01/11/2024

Como Citar

de Almeida Lima, M. (2024). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FERNANDO DE NORONHA: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.17428

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.